Foto: Reprodução |
Na última sexta-feira (8), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) deu início a um debate acalorado ao promover uma apresentação artística envolvendo estudantes nus dentro do prédio que abriga os cursos de Artes Visuais. A iniciativa, chancelada pelo diretório acadêmico da faculdade, teve como objetivo recepcionar os novos alunos como parte do programa “Acolhida Cidadã”.
Segundo a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais, a apresentação, realizada no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, não teve intenção de erotização e pôde ser presenciada por todos, inclusive crianças, conforme as diretrizes de classificação indicativa vigentes para espetáculos e filmes no país.
A Furg defende que o programa visa acolher os calouros de forma integral, mostrando-lhes o contexto da universidade e promovendo uma recepção positiva por parte dos membros já inseridos na instituição. Além disso, a universidade busca com isso eliminar práticas de trotes violentos.
No entanto, a nudez dos estudantes gerou um intenso debate entre os professores da Furg, com alguns expressando reprovação à iniciativa. Enquanto isso, a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais enfatiza que a ação faz parte do incentivo às práticas artísticas em performance, não enxergando problemas na realização da mesma.