Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Curso gratuito de Doces Finos possibilita geração de renda para mulheres

  

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS


Começaram esta semana as primeiras turmas gratuitas do curso de Doces Finos, disponibilizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Senac. O curso faz parte do programa Mulher em Foco, desenvolvido por meio da Diretoria de Políticas para Mulheres, com o objetivo de promover a qualificação profissional de mulheres para que elas conquistem a própria independência financeira. 

 

As aulas exclusivas para mulheres ocorrem no Senac Casa do Comércio, no Caminho das Árvores, de até o próximo dia 19, e estão divididas entre os turnos matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 13h às 17h). Cada turma possui cerca de 20 alunas.

 

“Cada uma dessas mulheres terá a oportunidade de capacitação e empregabilidade. Muitas delas já possuem certa habilidade, mas às vezes, em suas comunidades, nem sempre encontram apoio, estrutura técnica necessária e conhecimentos específicos de qualificação. A autonomia econômica é fundamental para que as mulheres saiam do ciclo de violência e/ou de dependência dos homens”, opina a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

 

A coordenadora de gastronomia do Senac Casa do Comércio, Laura Pasos, destaca que esse é um aprendizado que representa uma oportunidade de trabalho extra e também de empreendedorismo. “Elas podem empreender e utilizar as técnicas do curso, como recheio para outros fins: tortas, cobertura de bolo, tendo uma base que poderá ser utilizada na produção de outros alimentos. Após o curso, faremos também as trilhas de empreendedorismo: aprendendo a empreender e empreendedorismo digital”, afirma.

 

Aprendizado – A professora Jamile Bispo conta que o curso aborda não apenas doces simples, mas também doces mais requintados para grandes eventos, como casamentos. “Elas estão se destacando a cada dia, se tornando independentes. Aqui eu costumo deixá-las totalmente livres para colocar a mão na massa. Elas que produzem tudo, e essa prática ajuda do começo ao fim. Além disso, elas podem praticar em casa e no atelier para aprimorar a aprendizagem. Eu costumo dizer que a prática leva à perfeição”, diz.

 

Ela cita como exemplo o fato de, no primeiro dia, as alunas perguntarem sobre o ponto do brigadeiro. “Agora elas mesmas já sabem. Então, nesses quatro dias de curso acontece muita mudança positiva e elas acabam ganhando autonomia no que estão fazendo”, acrescenta.

 

A aluna Suian Costa, de 23 anos, é formada na área de Administração e agora, com o curso, planeja unir os dois aprendizados para abrir uma empresa no ramo da confeitaria. “Eu estou amando a experiência. É a minha primeira vez fazendo doces e o primeiro curso no Senac. Gostei muito dessa parceria, pois ela abre oportunidade para que as pessoas que não têm condições de ter essa experiência possam se profissionalizar. Outro aspecto positivo é que as aulas abrangem também o empreendedorismo e a precificação. Além disso, a professora é bem paciente, domina o assunto e gosta do que faz”, opina.

 

Lorena Vilaverde, de 30 anos, tem uma doceria e pretende aprimorar as habilidades que já tem. “O nome da minha doceria on-line é Doces da Loke. O curso está sendo uma oportunidade de aperfeiçoar os meus conhecimentos e de tirar algumas dúvidas, pois o presencial nos possibilita ter tato, visualizar melhor e tirar dúvidas com a professora. Eu tinha dificuldade em vários detalhes e agora estou conseguindo sanar essas dificuldades e estou amando, principalmente no final, pois a gente experimenta tudo o que fez”, destaca.

 

Ela conta que está colocando algumas imagens das aulas nos stories do Instagram para os seguidores e a atualização tem rendido encomendas. “Essa parceria entre a Prefeitura e o Senac deu match e está de parabéns. Eu sou muito grata. É um curso que teria um custo considerável para a gente, então está sendo uma iniciativa superválida, que está nos beneficiando muito, pois muita gente não tem condições de pagar. Nada melhor do que ter acesso a um conteúdo desse que une prática e teoria”, fala.

 

Turmas – Além dessas duas turmas de doces finos, o programa Mulher em Foco terá mais duas turmas de Doces Finos entre os dias 8 e 26 de abril, nos turnos matutino e vespertino; uma turma de Corte, Escova e Penteado, entre os dias 22 de abril e 17 de maio e duas turmas de salgados finos, entre os dias 8 e 25 de abril. Todos esses cursos já tiveram as vagas preenchidas e serão realizados no Senac Casa do Comércio. De acordo com a SPMJ, outros cursos devem ser anunciados ainda este ano.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS