Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Deputado alerta para riscos ambientais na Bahia, como os do RS



Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado José de Arimateia (Republicanos), em reunião extraoficial da pasta, na quarta-feira (8), alertou os pares do colegiado para riscos de desastres ambientais, semelhantes aos do Rio Grande do Sul (RS) - que foi afetado pelas chuvas que caem na região desde a última semana.


“Manifesto minha profunda preocupação com a necessidade de adotarmos medidas preventivas contra desastres ambientais, como a manutenção adequada das barragens. Temos testemunhado o aumento de chuvas atípicas, o que reforça a urgência de implementarmos estratégias preventivas”, declarou o parlamentar.


Ele recorda que entre março e dezembro de 2019, enquanto presidia a Comissão, realizou fiscalizações nas 15 barragens baianas, alertando os órgãos responsáveis para adotarem medidas corretivas. Em sua avaliação, mesmo com as inspeções realizadas há cinco anos, é necessário um acompanhamento contínuo. “Não podemos aguardar uma tragédia para iniciar os trabalhos.”


Além disso, o legislador chamou a atenção para a recorrente falta de quórum da pasta, o que tem prejudicado o andamento dos trabalhos e discussões importantes. De acordo com o republicano, é preciso fortalecer medidas preventivas, investir em infraestrutura, promover conscientização ambiental e adotar a sustentabilidade.


“Que a calamidade no RS nos inspire a agir com determinação e urgência na prevenção de desastres. Que a solidariedade e a empatia norteiem as ações do poder público para que possamos construir uma Bahia mais resiliente”, concluiu.


Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Ambiental, Arimateia protocolou um ofício ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) solicitando o envio do Relatório de Segurança das Barragens da Bahia (RSB) - relativo às informações de 2023 - para que a ALBA possa acompanhar e atuar de forma parceira, se antecipando nas ações necessárias para evitar desastres. “Em função das chuvas atípicas que têm ocorrido na Bahia, é nosso dever colaborar.”

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS