Foto: Joá Souza/GOVBA |
O Governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (30) a instalação de cisternas em comunidades rurais do semiárido do estado. Os municípios afetados pela seca estão entre os principais beneficiados pela política de segurança hídrica.
Durante um evento, que aconteceu na Governadoria, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues assinou contratos de chamamento público com 12 entidades selecionadas, por meio de edital para a construção de 2.748 cisternas.
O edital do Programa Cisternas é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), serão destinados R$40 milhões para a política de segurança hídrica e alimentar. Os contratos assinados contemplam a instalação de reservatórios de 16 mil litros na casa de famílias quilombolas e em situação de extrema pobreza.
A educação rural também será beneficiada com mais 969 cisternas de 52 mil litros, instaladas nas escolas estaduais e municipais e espaços comunitários. O Estado ainda ampliou a política pública, com o anúncio de mais um edital para construção de cisternas em mais 51 cidades.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), entre 2023 e 2024 foram construídas 325 cisternas em sete municípios distribuídos em cinco territórios de identidade da Bahia. O investimento foi de R$1,6 milhão. Outros 50 reservatórios estão sendo instalados e devem ser entregues ainda esse semestre
Informações via metro1