Últimas Notícias

SALVADOR: Professores da rede municipal participam de encontro formativo em Língua Portuguesa

  

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou, na última sexta-feira (24), mais um encontro formativo com professores. Promovido pela Gerência de Formação e Monitoramento da pasta, o evento teve como objetivo promover escutas pedagógicas para produzir um acervo curricular que orientará o planejamento das agendas de formação continuada com os profissionais da rede municipal de ensino em 2024.
 
O encontro ocorreu no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul, e foi direcionado para professores do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano. A disciplina foco deste encontro foi Língua Portuguesa, com o tema "Como Ler Antes de Saber Ler".
 
A coordenadora de formação da Smed, Mariléia Fernandes, destacou que o evento é um momento de reflexão sobre a prática em sala de aula. “Fazemos um estudo da concepção que ampara essa prática, sempre relacionando teoria e prática e trazendo contribuições a partir do que os professores trazem também. Costumamos dizer que estamos aqui para conduzir esse diálogo e essa reflexão", afirmou.
 
Já Nadja da Cruz Silva, também formadora da pasta municipal, enfatizou a necessidade da interação e da troca de experiências. "Os professores trazem suas reflexões a partir do contexto de sala de aula e das interações com as crianças, e tentamos refletir sobre isso com eles. Abordamos a questão da alfabetização, refletindo juntos e utilizando os materiais que eles trazem, como materiais manipuláveis. Discutimos como podemos potencializar a alfabetização dessas crianças", explicou.
 
Troca de experiências – Presente no encontro, a professora Eliene Fernandes da Silva Nascimento, da Escola Municipal Batista de San Martin, ressaltou a relevância dos aprendizados adquiridos com os colegas. "Esse encontro é importante porque, como professores, absorvemos muito aprendizado que podemos levar para nossa turma. Conseguimos transmitir para nossos alunos o que aprendemos aqui, o que é muito enriquecedor", disse.
 
Ao seu lado, a professora Jaciane Pereira, que atua nas escolas municipais Ruy de Lima Maltez, em Brotas, e Santa Ângela das Mercês, no Dois de Julho, citou a clareza e a aplicabilidade dos materiais discutidos. "Algumas práticas já conhecemos, mas outras precisam de um melhor direcionamento. Esses encontros esclarecem nossas dúvidas sobre o material, como utilizá-lo e obter os melhores resultados, pois já foi experimentado em outros lugares", avaliou.
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS