Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Projeto leva cultura, arte e literatura para crianças de Alto de Coutos

  

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

As crianças da Creche Mãe Nildete, localizada no bairro Alto de Coutos, participaram do projeto Circuito Letras Pretinhas na tarde desta quinta-feira (23). Contemplado pelo edital Territórios Criativos, lançado pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e com apoio do governo federal via Lei Paulo Gustavo, o projeto tem como objetivo levar cultura e educação por meio de arte e literatura.
 
Desde a semana passada, o Circuito Letras Pretinhas tem promovido uma programação cultural em bibliotecas comunitárias, creches e escolas municipais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. As atividades incluem literatura, teatro e música, todas com acessibilidade em Libras e audiodescrição.
 
Na creche Mãe Nildete, que trabalha com cerca de 150 crianças, 90 delas tiveram a oportunidade de participar de oficinas de musicalização e escrita criativa, além de assistirem ao mini recital Maria Felipa. A proprietária do espaço, Nildete Sampaio de Souza, ressaltou a importância da iniciativa.
 
"Eu amo essa programação especial. O preto é a nossa identidade, é a identidade do Brasil. Então, para mim e para minhas crianças têm sido uma maravilha", disse.
 
Aprendizado – A coordenação artística do projeto é da atriz, escritora e diretora Cássia Valle, com a participação das produtoras executivas Lucila Laura e Clésia Nogueira, e do diretor musical Cell Dantas. Lucila Laura comentou que, para ela, tem sido muito importante poder levar a literatura, a arte, o teatro e a música para as crianças e, principalmente, para a região do Subúrbio.
 
"Estamos permitindo que essas crianças tenham acesso a uma tarde ou manhã divertida, leve e cheia de aprendizado. Trabalhamos com a literatura preta, utilizando os livros de Cássia Vale nesse projeto. Falamos sobre Calu, Aziza e Maria Felipa, permitindo que essas crianças tenham acesso a essas informações. Recebemos as crianças, que ficam inicialmente tímidas, mas no final das dinâmicas e oficinas elas estão todas soltas, desenvoltas e querendo fazer mais. Vemos o brilho nos olhos delas", acrescentou a produtora.
 
Entre uma atividade e outra, as crianças não esconderam a alegria com a oportunidade. A pequena Ana Cecília, de 4 anos, por exemplo, contou que se divertiu, brincou e gostou bastante das histórias. Com a mesma idade, Jefferson Marley concordou com a coleguinha.
 
Programação – Além de Alto de Coutos, o Circuito Letras Pretinhas já passou por bairros como Itacaranha, Periperi e Plataforma. O encerramento do projeto, programado para a próxima quinta-feira (30), contará com uma apresentação do espetáculo "Sarauzinho da Calu", que será gratuito e aberto para toda a comunidade local, no espaço Subúrbio 360.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS