Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Boletim da Câmara Municipal de Salvador - 11 de maio de 2024


 

 

Projeto de Resolução é de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Muniz

 

Em sessão solene, nesta terça-feira (11), às 18h, no Plenário Cosme de Farias, o publicitário Robson Wagner será agraciado com o Título de Cidadão de Salvador. Ele é natural de Itabuna. O Projeto de Resolução nº 53/2023 é de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB).

"Robson Wagner é um dos mais talentosos comunicadores dos quais já tive o prazer de conviver. Ele também participou ativamente do projeto 'Lembranças do Futuro de Salvador', que homenageou antigos prefeitos da nossa cidade. Portanto, Robson tem relevantes serviços a capital da Bahia e é mais que merecedor desta honraria”, disse Carlos Muniz.

Robson Wager nasceu em Itabuna e logo mudou-se para São Paulo. Aos 10 anos voltou para a Bahia e foi morar em Feira de Santana, que sempre fez questão de admitir como sua cidade mãe.

Estudou administração na Universidade Estadual de Feira de Santana e, aos 22 anos, veio para Salvador. Formando-se em Teologia. Sempre ligado à área pública, atuou também no mercado de Tecnologia da Informação.

Iniciou em 2000 a carreira de marqueteiro político e CEO da W4 Comunicação, que este ano completou 24 anos. É experiente e reconhecido no mercado publicitário por sua criatividade e especialmente pelos seus resultados.

"Já participei e coordenei mais de 200 campanhas eleitorais na Bahia e em outros estados do Brasil. E minha base é Salvador. Por isso, agradeço muito a Carlos Muniz e a Câmara desta cidade", disse Wagner.

Robson Wagner está no segundo mandato como diretor de Desenvolvimento da Associação Brasileira das Agências de Propaganda- Capítulo Bahia (ABAP-BA).

 

Hoje, além de marqueteiro político,  é responsável pela publicidade institucional em diversas Prefeituras e Câmaras Municipais, alem de empresas privadas.

 

 

 

“Arromba Chão, Quadrilha de São João!”

 

A exposição está em cartaz no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, até 27 de junho

 

A partir desta terça-feira (11), às 16h, o Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, vai ser palco da exposição Arromba Chão, Quadrilha de São João!. A mostra é promovida pela Manifesta Coletiva e pelo Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas Bahia. A exposição, que fica em cartaz até 27 de junho e tem entrada gratuita, apresenta ao público um acervo histórico de peças de diferentes grupos de quadrilhas juninas de Salvador.

Ao todo, oito grupos de quadrilhas juninas participam da exposição e exibem cerca de 20 figurinos que contam a história dos espetáculos juninos ao longo das décadas.

Para a coordenadora-geral do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas e organizadora da exposição, Soiane Gomes, é preciso reconhecer as quadrilhas juninas do Brasil como espaços de arte, educação, cidadania e memória cultural.

A pesquisa “Memórias, danças e transformações das quadrilhas juninas de Salvador”, publicada em 2021, aponta que a Região Metropolitana de Salvador já teve cerca de 150 quadrilhas juninas em atividade na década de 1980 e que esse número foi reduzido em mais 70% devido à falta de fomento dos gestores públicos. “Por isso as quadrilhas juninas que participam desta Exposição são sobreviventes”, destaca Soiane Gomes, autora do estudo.

“Expor a memória da quadrilha junina de Salvador é dizer: ‘Temos raízes que nos alimentam e que nos erguem para o alto!’ Uma cidade que assassina os jovens negros da periferia, que abandona escolas, que fecha teatros, que ignora bibliotecas, que exclui cada vez mais as comunidades dos holofotes do Carnaval, ainda consegue mobilizar pessoas em torno da manutenção de grupos juninos e isso é uma vitória”, completa.

 

Espetáculo

 

“Há um imaginário da Quadrilha enquanto brincadeira de festa junina apenas, ou atividade escolar para comemorar o São João. Entretanto, a manifestação também tem sua vertente ‘estilizada’ com grupos organizados, que constroem verdadeiros espetáculos musicais, englobando várias áreas da arte”, destaca o presidente da Quadrilha Mandacaru, Rubem Braga.

“Assim como nas Escolas de Samba, elementos como a dança, música, teatro e indumentária são utilizados como meios de contar essas histórias, o que faz da Quadrilha Junina uma manifestação artística completa”, afirma.

 

Debate

 

Além da exposição, no dia 27 de junho, Dia Nacional e Municipal do Quadrilheiro Junino, ocorrerá uma mesa de debates com o tema “Segmento cultural ou produto turístico? Aspectos relevantes no fomento às Quadrilhas Juninas”. A mesa será mediada por Soiane Gomes e contará com a presença de autoridades e especialistas e artistas do setor.

 

 

 

Câmara vai realizar audiência

pública sobre Projeto da LDO

 

Debate ocorrerá no Centro de Cultura,

nesta quarta-feira, 12, às 9h30

 

A Câmara Municipal de Salvador vai realizar uma audiência pública para a apresentação e discussão do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2025 (PLE-100/2024). Conduzida pelo vereador Daniel Alves (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, o debate será realizado nesta quarta-feira, dia 12, às 9h30, no auditório do Centro de Cultura.

Aberta ao público, a audiência vai contar com a participação de  representantes da Câmara e da Prefeitura Municipal de Salvador. O PLE-100/2024, de autoria do Poder Executivo Municipal, “dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2025”.

A tramitação e o teor da proposição podem ser acessados por meio da aba “Transparência”, item “Processo Legislativo”, “Acompanhamento de Proposição”, disponível no site da Câmara Municipal de Salvador [www.cms.ba.gov.br], ou por meio do seguinte link: https://cmsalvador.sys.inf.br/cl/prop_interna/.

O Centro de Cultura Vereador Manuel Querino está localizado na Praça Thomé de Souza, s/n, Centro, Salvador-Bahia.

 

 

Marcelle Moraes comemora chegada

da vacina V10 no bairro do Cabula

Imunizante é ofertado gratuitamente no campus da

Universidade Estadual da Bahia, até esta quarta-feira (12)

 

A vereadora e médica veterinária, Marcelle Moraes (União), comemora a chegada da vacina V10 no bairro do Cabula. O imunizante, que protege cachorros de até 10 doenças, está sendo ofertado gratuitamente na regiã até esta quarta-feira (12).

“É uma conquista, especialmente para os protetores e tutores com baixa renda, que não conseguem arcar com o valor da dose ofertada em rede particular, que pode chegar a quase R$ 500. São dois animais por CPF. Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa, que cuida, protege e salva vidas”, pontua a vereadora.

Marcelle afirma que a vacina previne doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose. “Os tutores devem ficar atentos ao intervalo entre as doses, que varia entre 21 e 28 dias, para os cães que nunca tenham tomado ou sejam filhotes (com menos de 45 dias de vida). Esse prazo auxilia na produção de anticorpos. Agora, animais doentes, gestantes, lactantes ou em uso de antibiótico e anti-inflamatório, além daqueles que passam por procedimentos cirúrgicos nos últimos 20 dias, não poderão receber a dose da V10”.

Os interessados no serviço devem se dirigir ao campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a partir das 9h, para o atendimento por ordem de chegada.

 

 

 

Téo Senna quer extintores classe D

nos terminais de veículos elétricos

 

Projeto do vereador busca garantir maior segurança no caso de incêndios por metais combustíveis

 

O vereador Téo Senna (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 104/2024, que acrescenta dispositivo à Lei 9.806 de 19 de março de 2024, sancionada pelo prefeito Bruno Reis. O objetivo é tornar obrigatória a disponibilização de extintores classe D nos terminais de veículos elétricos de Salvador.

A Lei nº 9.806/2024 estabelece a obrigatoriedade de terminal para recarga de veículos elétricos em condomínios residenciais e comerciais de Salvador, diante da troca do consumo de combustíveis fósseis em prol de fontes renováveis de energia.

“O nosso projeto acrescenta dispositivo a esta lei para disponibilizar o extintor específico classe D com a finalidade de conter incêndios provocados por metais combustíveis, tais como magnésio, potássio, titânio, sódio, zircônio, entre outros, frente à ineficácia do uso de H2O, CO2 ou LEG. O objetivo é oferecer maiores condições de segurança para o local”, explicou Téo Senna.

Diante da imprevisibilidade na lei municipal quanto às possibilidades de riscos no uso do equipamento para incidentes e acidentes de veículos elétricos, cuja bateria de lítio é passível de superaquecimento, tal medida protetiva tem também a finalidade de resguardar terceiros e toda a extensão predial, podendo o perigo ser incalculável, como destaca Téo Senna.

O vereador afirma que em diversos países vêm sendo registrados casos de incêndio de carros elétricos, cujo controle das chamas tem demonstrado um desafio para bombeiros, uma vez que o combate a incêndios gerados por metais combustíveis é diametralmente oposto ao controle de incêndios provocados por combustíveis.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS