Últimas Notícias

Salvador é destaque no Congresso Mundial do ICLEI e Pacto Global Pelo Clima e Energia

Foto: Divulgação




A capital baiana foi destaque em dois eventos globais, o Congresso Mundial do ICLEI e o Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas Pelo Clima e a Energia (GCoM), realizados entre os dias 18 e 21 de junho, em São Paulo. No congresso, Salvador recebeu a premiação na categoria “Cidades Emblemáticas: Sessão Projetos Verdes”, com o projeto-piloto “Rede de Saúde Sem Danos”.
 
A iniciativa propôs intervenções de infraestrutura, administrativa e comportamental em Unidades Básicas de Saúde selecionadas. Os principais objetivos incluem melhorar a eficiência energética e hídrica das unidades de saúde, adotar medidas administrativas para melhorar a qualidade do atendimento e reduzir o impacto ambiental, além de conscientizar os colaboradores e usuários.
 
Já na Reunião do Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas Pelo Clima e a Energia (GCoM), a capital foi certificada com a medalha de Mitigação, Adaptação e Conformidade, em reconhecimento ao progresso significativo da cidade no enfrentamento das mudanças climáticas. Representando o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que é um orgulho para a cidade ser destaque mundialmente através de políticas efetivas na área da sustentabilidade e equidade.
 
“Com este reconhecimento, reafirmamos nosso compromisso com políticas e ações que não apenas mitigam os efeitos das mudanças climáticas, mas também fortalecem nossa resiliência diante de desafios ambientais. A cidade tem implementado medidas inovadoras e estratégias integradas para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, proteger o meio ambiente para as gerações futuras e fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável e a equidade de gênero. As duas premiações mostram que Salvador está no caminho certo, construindo o desenvolvimento ambiental aliado com o social”, declarou a gestora.
 
Também presente na ocasião, o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, declarou que Salvador se consolida cada vez mais como uma cidade da linha de frente na questão da sustentabilidade. “Desde o surgimento da Secis, em 2013, temos caminhado sempre na vanguarda deste tema, e essa premiação atesta isso uma vez mais. Nosso diferencial é pensar a sustentabilidade como uma questão transversal. Nesse projeto premiado, por exemplo, estamos tratando de intervenções sustentáveis voltadas para a área da saúde, mas temos também projetos aplicados em parceria com a educação, mobilidade e muito mais”, afirmou o secretário.
 
Participaram ainda do encontro do ICLEI a chefe do Escritório de Cooperação Internacional, Nathalia Peixoto, e o diretor-geral da Defesa Civil da capital baiana (Codesal), Sosthenes Macêdo. O gestor ressaltou que a medalha de Mitigação, Adaptação e Conformidade é fruto do trabalho árduo e da visão de longo prazo da cidade na promoção de um presente e futuro mais sustentável.
 
“Avançamos muito em medidas de proteção à vida e na reconstrução da Defesa Civil de Salvador, que hoje age com ações preventivas, programas de capacitação, incluindo a participação da comunidade na mitigação de desastres naturais. Somos referência em políticas da defesa civil e resiliência”, declarou Macêdo.
 
Mulheres – Como parte da programação, a vice-prefeita Ana Paula Matos e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, estiveram presentes no Encontro de Líderes Mulheres do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. A mesa reuniu pesquisadores, profissionais da área urbana e ambiental, autoridades nacionais e internacionais, buscando debater o avanço do desenvolvimento urbano sustentável e na adaptação equitativa aos desafios locais e regionais.
 
“A sustentabilidade é um conceito amplo que abrange aspectos ambientais, sociais e econômicos. Para alcançar um futuro verdadeiramente sustentável, é essencial considerar a perspectiva das mulheres, reconhecendo seu papel vital na promoção de práticas sustentáveis e garantindo que suas necessidades e contribuições sejam plenamente valorizadas”, enfatizou Fernanda.
 
Comprometimento – O ICLEI, que acontece a cada três anos, reúne uma rede de cidades comprometidas com a ação climática, com o objetivo de mostrar como os governos locais e regionais estão promovendo o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo. O congresso reúne diversos atores estratégicos, como lideranças políticas, o setor privado, entre outros.
 
Salvador é membro integrante do ICLEI desde 2017, tendo obtido apoio técnico em uma série de atividades e capacitações, incluindo a elaboração dos Inventários de Gases de Efeito Estufa e do Plano de Ação Climática (PMAMC) e no Programa Cidades Emblemáticas. No âmbito do Congresso, foi realizada uma programação de atividades do Pacto Global de Prefeitos Pelo Clima e a Energia (GCoM). Uma das atividades que contou com a participação da capital baiana foi a Reunião Anual do Fórum de Prefeitos do GCoM para América Latina.
 
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS