Últimas Notícias

SALVADOR: Paratleta cega fará acendimento da Pira do Fogo Simbólico do 2 de Julho


Foto: Divulgação



O acendimento da Pira do Fogo Simbólico é um dos momentos mais aguardados da Festa da Independência do Brasil na Bahia, em Salvador. O ato será realizado no próximo dia 2 de julho, no Largo do Campo Grande, às 16h, logo após a chegada dos caboclos. Neste ano, a chama será acesa pela primeira triatleta com deficiência visual da Bahia, Ira Vilaronga.
 
O pioneirismo dela se estende à celebração do 2 de Julho, já que será a primeira mulher cega a acender a tocha. Durante a infância, Ira foi diagnosticada com retinose pigmentar, doença considerada rara, hereditária e degenerativa que atinge a retina e causa deficiência visual grave.
 
A condição não impôs a ela limites quanto à prática do atletismo. O desafio, para ela, tornou-se um convite para enfrentar as dificuldades e obstáculos e hoje carrega com orgulho o título de ser a primeira triatleta com deficiência visual da Bahia. Atualmente, treina com foco e disciplina para participar de competições de paratriathlon e paraciclismo, o que, segundo ela, tem contribuído com seu desenvolvimento de modo geral.
 
Além de atleta, Ira é Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e gestora da Acessibilidade Universal (Acessu). Desempenha também as funções de audiodescritora/consultora/locutora para produtos audiovisuais culturais, visando a acessibilidade universal e, ainda, circula no universo do teatro, cinema, música e literatura.
 
Um dos maiores símbolos cívicos do Estado, a pira representa a história, a cultura, a força e a identidade do povo baiano. Após o acendimento, haverá a execução do Hino ao 2 de Julho pelo Coral da PM-BA, com acompanhamento da Banda de Música Wanderley, também da Polícia Militar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS