Últimas Notícias

SALVADOR: Paratleta cega fará acendimento da Pira do Fogo Simbólico do 2 de Julho


Foto: Divulgação



O acendimento da Pira do Fogo Simbólico é um dos momentos mais aguardados da Festa da Independência do Brasil na Bahia, em Salvador. O ato será realizado no próximo dia 2 de julho, no Largo do Campo Grande, às 16h, logo após a chegada dos caboclos. Neste ano, a chama será acesa pela primeira triatleta com deficiência visual da Bahia, Ira Vilaronga.
 
O pioneirismo dela se estende à celebração do 2 de Julho, já que será a primeira mulher cega a acender a tocha. Durante a infância, Ira foi diagnosticada com retinose pigmentar, doença considerada rara, hereditária e degenerativa que atinge a retina e causa deficiência visual grave.
 
A condição não impôs a ela limites quanto à prática do atletismo. O desafio, para ela, tornou-se um convite para enfrentar as dificuldades e obstáculos e hoje carrega com orgulho o título de ser a primeira triatleta com deficiência visual da Bahia. Atualmente, treina com foco e disciplina para participar de competições de paratriathlon e paraciclismo, o que, segundo ela, tem contribuído com seu desenvolvimento de modo geral.
 
Além de atleta, Ira é Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e gestora da Acessibilidade Universal (Acessu). Desempenha também as funções de audiodescritora/consultora/locutora para produtos audiovisuais culturais, visando a acessibilidade universal e, ainda, circula no universo do teatro, cinema, música e literatura.
 
Um dos maiores símbolos cívicos do Estado, a pira representa a história, a cultura, a força e a identidade do povo baiano. Após o acendimento, haverá a execução do Hino ao 2 de Julho pelo Coral da PM-BA, com acompanhamento da Banda de Música Wanderley, também da Polícia Militar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS