Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Tecnologia do Cemadec auxilia no monitoramento meteorológico e na prevenção de ocorrências

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 



O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal) vem atuando no monitoramento meteorológico do município, utilizando ferramentas de última geração para garantir a segurança da população. Equipado com 69 pluviômetros automáticos, quatro estações hidrológicas, duas estações meteorológicas e 11 sistemas de alerta e alarme, o setor realiza prognósticos climáticos em regime de 24 horas, permitindo uma resposta rápida e eficaz a quaisquer eventos climáticos adversos.
 
A principal função do Cemadec é identificar e monitorar as dez áreas mais afetadas por chuvas a cada 72 horas. Através de um sofisticado sistema de monitoramento, é possível determinar a origem, intensidade e a quantidade de chuva que atinge essas áreas. Em questão de minutos, os registros são atualizados, permitindo que os agentes acompanhem as condições meteorológicas em tempo real e retrospectivamente, analisando dados das últimas seis, 12 e 24 horas, além de previsões para os próximos dias.
 
De acordo com o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, Salvador vem avançando bastante nos últimos anos, com uma nova estrutura de Defesa Civil e com o Plano Municipal de Redução de Riscos, com protocolos muito bem elaborados de mitigação, que afastam o risco das pessoas. A monitoria constante do clima e das previsões através do Cemadec conta com sensores e uma equipe composta pelos meteorologistas, estatísticos, engenheiros eletricistas e engenheiros civis.
 
“Temos uma renovação constante dos equipamentos de meteorologia com ampliação do parque ano a ano, e o Cemadec é, sem sombra de dúvidas, um dos mais avançados de todo o Brasil. Fazemos estudos climáticos constantes e damos suporte às prefeituras que nos procuram, auxiliando na tomada de decisões de outras cidades, também com ensinamentos, protocolos e know-how, para termos cidades mais preparadas para resposta e, sobretudo, prevenção”, disse o gestor.
 
Monitoramento – No mapa de monitoramento do Cemadec é possível visualizar a localização das 114 estações espalhadas por Salvador, incluindo estações pluviométricas, meteorológicas, hidrológicas e geotécnicas. Este sistema de monitoramento é essencial não apenas para a prevenção, mas também para a resposta imediata durante os eventos de chuva.
 
Embora a prevenção seja uma parte fundamental do trabalho do Cemadec, o foco principal é a resposta imediata durante períodos de chuva intensa. O centro decide sobre o acionamento de sirenes, informa sobre mudanças no nível da água e envia mensagens de texto para alertar a população sobre possíveis riscos. A comunicação eficiente é crucial, garantindo que as informações sobre as chuvas e possíveis perigos cheguem ao maior número possível de pessoas, contribuindo para a segurança e bem-estar da comunidade.
 
Prevenção – A Codesal atua em regime de plantão por 24 horas, monitora encostas e áreas alagáveis da cidade, mantém o Cemadec e também um Sistema de Alerta e Alarme em áreas de risco. O órgão ainda desenvolve ações nas comunidades, visando informar, conscientizar e mobilizar a população da cidade em geral, mas especialmente aquela residente nas áreas de risco. A orientação é que os moradores deixem as suas residências quando houver acionamento da sirene, nos bairros que contam com Sistema de Alerta e Alarme.
 
As solicitações podem ser feitas gratuitamente à Codesal por meio do telefone 199. A população também pode receber alertas por meio do celular. Para isso, é necessário enviar um SMS para o número 40199 e informar o número do CEP. Após esse procedimento, o cidadão passa a receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS