Guilherme Caribé - Foto: aloalobahia |
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 marcam um momento histórico para a natação brasileira, especialmente para a Bahia. Pela primeira vez, dois soteropolitanos, Breno Correia e Guilherme Caribé, disputarão juntos a prova de revezamento 4x100m livres. Este feito é particularmente significativo, pois traz à memória as conquistas do baiano Edvaldo Valério.
Breno Correia e Guilherme Caribé, ambos nascidos em Salvador, representarão o Brasil em uma prova que começa neste sábado, às 6h (horário de Brasília). A última vez que o Brasil subiu ao pódio nesta categoria foi em 16 de setembro de 2000, durante a Olimpíada de Sydney. Naquela ocasião, Edvaldo Valério, também conhecido como 'Bala', junto com Gustavo Borges, Fernando Scherer e Carlos Jayme, conquistou a medalha de bronze. Valério, com 22 anos na época, fez história como o único nadador negro medalhista olímpico do Brasil.
A participação de Breno Correia e Guilherme Caribé não apenas celebra o talento da nova geração de nadadores baianos, mas também mantém viva a memória das realizações passadas e inspira futuras gerações.