Últimas Notícias

Ex-diretor é denunciado por tortura em presídio na Bahia

 

Foto: Reprodução

O ex-diretor do Conjunto Penal de Brumado, capitão PM Cláudio José Delmondes Danda, a diretora adjunta Carol Souza Amorim e outros quatro servidores públicos foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por suposto envolvimento em um caso de tortura dentro da unidade prisional. A denúncia se baseia em investigações conduzidas pelo MP, com o apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

O MP-BA informa que o crime ocorreu em outubro de 2023, quando um preso foi submetido a "intenso sofrimento físico, como forma de lhe aplicar castigo pessoal". As investigações apontaram a participação direta dos policiais penais Jamerson Evangelista dos Santos, Jaime Ferreira Santos Júnior e Paulo Sérgio Brito da Silva. Segundo a denúncia, o preso foi atingido com um disparo de bala de borracha na perna, spray de gengibre no rosto e sofreu agressões físicas, incluindo chutes, cotoveladas e pontapés. O atendimento médico só foi prestado no dia seguinte, e o exame médico legal foi realizado em 5 de fevereiro de 2024, a pedido do MP.

A denúncia também inclui o então diretor do Conjunto Penal, capitão PM Cláudio José Delmondes Danda, e a diretora adjunta, Carol Souza Amorim, por não terem tomado providências após tomarem conhecimento dos fatos. Além disso, o supervisor operacional da unidade, Alex Santos Ângelo, foi denunciado por registrar apenas a transferência do interno de cela, sem mencionar os atos de tortura presenciados.

A Seap emitiu uma nota informando que atuou na identificação e investigação dos servidores e policiais penais envolvidos no caso. A secretaria ressaltou que, ao tomar conhecimento dos fatos, afastou imediatamente os servidores e policiais penais envolvidos. A Seap também afirmou seu compromisso com o respeito e proteção aos direitos humanos, especialmente dos internos custodiados nas unidades prisionais sob sua responsabilidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS