Últimas Notícias

Geraldo vai às ruas e divulga vídeo sobre problemas na saúde municipal: “mais de 40% da população está sem cobertura”

 


Precariedade nos postos de saúde e filas de espera que não têm fim. Essas são algumas das realidades enfrentadas e relatadas pela população soteropolitana, quando buscam os serviços de saúde em Salvador. O vice-governador e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), tem percorrido os bairros e comunidades da capital baiana para conversar com a população no processo de construção do seu programa de governo participativo, o "Pensar Salvador”. Um vídeo compartilhado em seu canal oficial no Youtube (@geraldojunioroficial) mostra as principais questões relacionadas à saúde pública no município.


“São muitas reclamações, são muitas famílias sem atendimento médico aqui em Salvador. Quando a gente fala em postos de saúde, em unidades de pronto atendimento no município, mais de 40% da população está sem cobertura”, afirma Geraldo Júnior no vídeo, que tem pouco mais de 5 minutos de duração e elenca uma série de problemas nas unidades administradas pela Prefeitura de Salvador. O conteúdo completo está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=dPbP40lfKA0. 


“A saúde pública de Salvador está precária a cada dia mais”, afirma dona Ana Cristina da Silva, que faz coro às reclamações de dona Maria dos Reis, que está há três meses sem conseguir marcar um médico e afirma que a gestão municipal só se preocupa com investimento em festas. Em suas visitas pelos bairros e comunidades da capital baiana para falar sobre saúde pública, Geraldo conversou com pacientes da Unidade de Saúde da Família de Tubarão, em Paripe, com profissionais e pacientes da UPA do Vale dos Barris, entre outras regiões de Salvador, nas áreas centrais e periféricas da cidade.  


Na conversa em Paripe, a moradora Maricélia Conceição relatou a Geraldo sobre os problemas enfrentados durante a gravidez, sobretudo, no acesso à saúde no município. “Quando meu marido e eu estávamos tentando engravidar, eu tive dois abortos em sequência. Então, comecei a ir nos postos e a brigar, pois eu tinha dificuldade em marcar o pré-natal, dificuldade de ser atendida no pré-natal, bateu o desespero, pois eu tive medo de ter outro aborto”, contou. No vídeo, a moradora do Subúrbio Ferroviário conta que só conseguiu atendimento humanizado em uma maternidade do Estado. “Isso ainda mexe comigo porque hoje eu poderia estar sem a minha filha, mais um bebê poderia estar morto, pois tem gente que fica na fila de espera por cinco anos, tem gente que morre e não consegue fazer um exame”, desabafa.


A participação da população na elaboração do programa de governo participativo de Geraldo e Fabya também está assegurada através da internet, pelo site www.pensarsalvador.com.br. O “Pensar Salvador” promove ainda encontros territoriais, que já passaram pelos bairros do Curuzu, Ribeira, Cabula, Jardim Armação, Novo Marotinho, Subúrbio Ferroviário e Cajazeiras, e reuniões temáticas, que já discutiram os temas da Igualdade Racial e Moradia Popular.


ASSISTA AO VÍDEO


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS