Últimas Notícias

SALVADOR: Dia D: Ambulatórios de Hepatites Virais em Salvador intensificam oferta para testagem na sexta (12)

  

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Em alusão ao Julho Amarelo, campanha de visibilidade para as hepatites virais, os ambulatórios municipais para a doença em Salvador, localizados nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, promovem o Dia D para testagens. A ação ocorre nesta sexta-feira (12), a partir das 7h.
 
O serviço, que é disponibilizado na rotina das unidades básicas de saúde, será intensificado para estimular a prevenção da doença, que é silenciosa e ocasiona inflamação no fígado, podendo provocar alterações leves, moderadas ou graves no órgão. Portanto, o diagnóstico é fundamental para quebrar a cadeia de transmissão do vírus, segundo afirma a médica hepatologista do Multicentro Vale das Pedrinhas, Kleyse Farias.
 
“Para evitar a doença é importante adotar medidas, como prevenir-se contra as hepatites através da vacinação, que está disponível na rede pública de saúde, usar preservativo nas relações sexuais, e evitar reutilizar materiais perfurocortantes de uso único e descartável, a exemplo de agulhas. Dessa forma é possível evitar o desenvolvimento da hepatite, que é uma doença caracterizada pela inflamação no fígado e que aumenta o risco de a pessoa desenvolver, por exemplo, câncer no fígado e cirrose”, destaca a especialista.
 
Nos dois ambulatórios, administrados pelo Instituto de Saúde e Cidadania (Isac), é possível realizar os testes rápidos com diagnóstico para hepatites virais em até 30 minutos. Esses exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, exceto feriados, por demanda espontânea e ordem de chegada.
 
“A testagem é feita de forma ágil, com todo o sigilo e discrição do paciente e, também, com alta taxa de confiabilidade”, explica Junolia Batista, enfermeira do Multicentro Vale das Pedrinhas. “É um procedimento simples e, em caso de resultado positivo, realizaremos todo o encaminhamento na própria unidade de saúde”, complementa.
 
Assistência integral – Se o resultado da testagem for positivo, o paciente realiza novos exames confirmatórios e é encaminhado para um dos ambulatórios especializados no Multicentro Carlos Gomes ou Vale das Pedrinhas. Atualmente, cerca de dois mil pacientes são acolhidos nas unidades especializadas.
 
A testagem rápida para hepatites também pode ser feita nos postos de saúde, bastando chegar e solicitar. E para os casos de exame de sorologia, o paciente deve estar munido da solicitação médica e se dirigir a um posto de coleta da rede municipal.
 
Casos notificados – No primeiro semestre de 2024 foram notificados 215 casos com diagnóstico de hepatites virais em residentes de Salvador. A maioria pelo vírus C, com 128 casos (59,5%), seguido pelo vírus B, com 74 casos (34,4%), e com nove casos (4,2%), o vírus A. Juntas, as cepas D e E somam quatro casos (1,9%). Este resultado representa 33,9% do total de notificações em 2023, que encerrou o ano com 635 casos, distribuídos em 13 casos do tipo A (2%), 209 casos do tipo B (33%), 404  casos do tipo C (63,6%), e nove casos dos tipos D e E (1,4%), somados.
 
Dos casos notificados em 2023, foram 58,6% do sexo masculino e 44,4% do sexo feminino. Já no período de janeiro a junho de 2024, foram 63,7% do sexo masculino e 36,3% do sexo feminino, reforçando a importância dos homens também buscarem a prevenção.
 
O que é – O termo “hepatite” significa inflamação do fígado. Existem várias razões para o fígado estar inflamado, como estar acometido por doenças imunológicas ou ainda pelo o uso de certas drogas ou medicações tóxicas. Contudo, a causa mais comum da inflamação é a hepatite viral. Quando o processo inflamatório está presente por mais de seis meses é chamado de hepatite crônica.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais constituem um grave problema de saúde pública em todo o mundo, sendo a hepatite C considerada a epidemia do século.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS