Os interessados em participar do edital Gregórios – Ano IV devem se inscrever até o próximo dia 15, através do site https://fgm.salvador.ba.gov.
Podem concorrer pessoas físicas (artistas, produtores e representantes de grupos artístico-culturais não formalizados); microempreendedores individuais (MEI), certificados para atividades do campo da cultura; e/ou instituições privadas com e sem fins lucrativos, com finalidade cultural declarada em contrato social ou estatuto social.
Os recursos do Edital Gregórios Ano IV serão destinados às ações de fortalecimento dos grupos e coletivos culturais e locais, incentivo a realização de festivais e feiras que integram o calendário cultural soteropolitano, além de fornecer mecanismos de dinamização de espaços culturais. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail gregorios.ano4@salvador.ba. gov.br.
De acordo com o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, Salvador está na lista das primeiras cidades do Brasil a lançarem os editais da nova rodada da Lei Aldir Blanc. O processo de construção dos editais, segundo o presidente, é sempre realizado em parceria com os artistas e a sociedade.
O gestor frisa que todas as pessoas inscritas recebem assessoria técnica em infraestrutura, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal em acessibilidade, além de capacitações, virtuais e presenciais, para melhor entendimento dos certames.
Fomento – O edital Gregórios – Ano IV tem como objetivo democratizar a produção, o acesso e a fruição de projetos e bens culturais em Salvador. Os investimentos integram o Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), disponibilizados pelo Ministério da Cultura aos municípios, com aportes realizados pela própria Prefeitura de Salvador, através da FGM e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Mais editais – Além do Gregórios – Ano IV, Salvador Circula e Jaime Sodré – Ano III (todos com inscrições abertas), mais seis editais serão contemplados pelo programa Nacional Aldir Blanc. São eles: Caminhos da Leitura; Claudete Macedo; Escolas Criativas Boca de Brasa; Pontos de Cultura; e Prêmios Cultura Viva. As inscrições serão abertas em breve.