Últimas Notícias

SALVADOR: Subúrbio recebe segunda edição do Boca de Brasa Apresenta nesta sexta (19)

  

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Coutos, vai receber a segunda edição do Boca de Brasa Apresenta nesta sexta-feira (19), às 19h. Na ocasião, o público poderá conferir apresentações de dança, música e teatro, com tradução em Libras. A entrada é gratuita.
 
Os artistas que vão entrar em cena participam do Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024. Uma das atrações é o multiartista Dicerqueira, cuja iniciativa foi uma das 15 escolhidas para serem lapidadas e aceleradas pelo projeto.
 
"Com o Boca de Brasa, eu tive a possibilidade de enxergar profissionalmente o meu trabalho com a música, para além do fazer artístico. Existem muitos processos que envolvem o trabalho com a música, desde a parte da produção, criação, organização e financeiro. A parte da aceleração foi, digamos, a responsável por ter aberto e expandido os horizontes para esse sentido, de aprender e profissionalizar o meu trabalho", comenta o multiartista.
 
Além de Dicerqueira, também estarão presentes o Balé Jovem de Salvador, com a coreografia “AGNI”, de Clara Boa Sorte; a atriz de comédia Déa Rodrigues, com a peça “Tá Livre Aê?”; além do Teatro na Comunidade, com a encenação “Resistência AfroIndígena”.
 
Sustentabilidade – De acordo com o diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Matos (FGM), Chicco Assis, além de ações formativas, imersões e mentorias, as 15 iniciativas aceleradas pelo Boca de Brasa recebem uma bolsa estímulo no valor de R$10 mil e de um capital semente de R$20 mil para execução do plano de ação desenvolvido durante a Aceleração.
 
“Com isso, essas iniciativas aceleradas, além de identificar suas características, seus modos de atuação, fragilidades e potencialidades, elaboram colaborativamente caminhos para oportunidades, parcerias e estratégias de sustentabilidade”, comenta o diretor.
 
Propostas – A Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024. “No projeto, os artistas são levados a refletir sobre os percursos, desafios e potencialidades de cada um, para projetar estratégias de fortalecimento e possíveis caminhos estéticos para as criações”, destaca o integrante da Conexões Criativas, Jorge Alencar.
 
Para identificar e selecionar as 15 iniciativas foi lançado um chamamento público, que buscou garantir uma diversidade de linguagens artísticas e propostas com diferentes naturezas. A comissão de seleção foi formada por integrantes da Conexões Criativas e da Fundação Gregório de Matos (FGM).
 
Ao todo, foram inscritas 143 iniciativas. O processo de aceleração está em curso desde maio deste ano e seguirá até dezembro de 2024. Ao final, cada iniciativa irá compartilhar publicamente uma obra ou realizar alguma ação ligada aos campos da música, dança, teatro ou artes visuais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS