Foto: André Fofano / Divulgação |
As eleições municipais deste ano reacenderam uma disputa entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner, os dois principais nomes do PT na Bahia. De acordo com o jornal O Globo, Wagner é um dos principais defensores da candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) para disputar a eleição para a Prefeitura de Salvador. Já Rui Costa defendia o nome do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade.
Mesmo influente na política baiana e de Salvador, o ministro tem evitado se envolver diretamente na disputa na capital baiana. O foco de Rui Costa deve se concentrar nas disputas em cidades do interior, como Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Feira de Santana.
Outro ponto de disputa entre eles é a corrida por uma cadeira no Senado nas eleições de 2026, quando serão disputadas duas vagas na Casa. No pleito de 2022, Rui Costa desejava disputar uma vaga no Senado, mas precisou abrir mão da candidatura por conta da aliança do PT com o PSD. Rui vem dando sinais de que não deve repetir o gesto na próxima disputa.
Em 2026, Wagner e Angelo Coronel (PSD) vão concluir seus mandatos e já demonstraram interesse em disputar a reeleição, o que vem gerando um desconforto no grupo liderado pelo PT e que tem o PSD como um dos principais aliados.
Informações via terra