“Uma gestão que não cuida das crianças não está preocupada nem com o presente, muito menos com o futuro da cidade”, afirmou o candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior, no lançamento da candidatura de 10 mulheres pelo Partido Social Democrático (PSD), na manhã deste sábado (24), ao se referir à colocação de Salvador no primeiro lugar em desnutrição infantil, no ranking entre as capitais do país. Os dados foram revelados na 1ª Edição do Mapa da Desigualdade, pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
De acordo com a pesquisa, 4% das crianças menores de 5 anos da capital baiana estão em situação de desnutrição. “Os números publicados refletem bem a falta de oportunidade e de emprego, refletem a falta de cuidado e a ausência do poder público municipal na vida das pessoas, sobretudo daquelas em situação de vulnerabilidade”, criticou o candidato do MDB.
A preocupação com a questão social e, principalmente, com o futuro da população infantil da capital baiana também foi discutida ao longo da manhã nas passagens de Geraldo e de sua vice, Fabya Reis (PT), nas plenárias dos candidatos à Câmara Municipal de Salvador, Suíca e Gilmar Santiago, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT). “Nosso grupo é marcado por priorizar o social no Brasil e nós não vamos fazer diferente na Prefeitura de Salvador. Nós somos do time de Lula e é por este povo que sofre com a desigualdade que estamos lutando”, afirmou Fabya Reis.
Entre as ações apresentadas pelo grupo que representa a coalizão de dez partidos (MDB, PT, PC do B, PV, PSD, PSB, Avante, Podemos, Solidariedade e Agir) está a criação do Plano Salvador Sem Fome, que vai garantir o direito de todos à alimentação adequada e saudável no município. Também prevê a instalação de uma rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição que sirva café, almoço e jantar de forma gratuita para as pessoas em situação de fome e insegurança alimentar, articulando restaurantes populares, cozinhas comunitárias, cozinhas solidárias, bancos de alimentos, dentre outras iniciativas. O programa municipal vai atuar alinhado ao Bahia Sem Fome, implantado pelo governador Jerônimo Rodrigues e que já tirou mais de 1 milhão de pessoas do mapa da fome.
O programa de governo da coligação “Salvador Pra Toda Gente” inclui, ainda, ações como o incentivo à criação de hortas comunitárias, inclusive em terras públicas, ampliando a oferta de alimentos saudáveis e a geração de renda nas comunidades, além da implantação do Programa de Prevenção e Redução da Desnutrição Infantil, por meio de normatização das ações e dos processos de trabalho na Atenção Básica, nos centros especializados e em âmbito hospitalar. Nas plenárias, Geraldo reforçou o importante papel dos futuros vereadores para a execução dos projetos.