Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT/SP), recebeu nesta segunda-feira (26), os atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas de Paris e enalteceu a importância do programa Bolsa Atleta. O evento teve a presença de nomes como a campeã olímpica Beatriz Souza e os medalhistas Caio Bonfim, Ketleyn Quadros e Rafael Silva.
Todas as 20 medalhas conquistadas foram de atletas contemplados pelo programa, que recebeu um reajuste pouco antes dos Jogos de Paris. O benefício foi concedido a 80% dos atletas que representaram o Time Brasil nas competições. O presidente enalteceu que a participação brasileira em Paris tira lições e que está disposto a se reunir com atletas e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para planejar a próxima participação dos brasileiros em Los Angeles 2028.
Lula também afirmou ser necessário que a iniciação esportiva no país comece ainda durante a infância, para que os futuros atletas do Brasil deem os primeiros passos no esporte nos primeiros anos de vida, permitindo que elas se desenvolvam.
No evento, o medalhista de bronze no skate park, Augusto Akio, e a atleta Raicca Ventura, da mesma modalidade, fizeram uma pequena demonstração da modalidade em pleno Palácio do Planalto, a pedido de Lula. O Brasil finalizou sua participação na capital francesa com 20 medalhas no total, sendo 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes.