Últimas Notícias

MP-BA Ação Civil contra Prefeito de Campo Formoso por Contratação Irregular de Pessoal


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação civil pública contra o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União), por suposta contratação excessiva de pessoal sem concurso público, especialmente na área da educação. 

A promotora de Justiça Gabriela Gomes Ferreira protocolou a ação na Vara da Fazenda Pública de Campo Formoso, destacando que 731 professores e mediadores foram contratados temporariamente em março deste ano, conforme dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). O último concurso no município foi em 2016 e não contemplou a educação.

A ação aponta que a Prefeitura tem contratado temporários irregularmente nas áreas de saúde e educação e teria realizado terceirizações fora das normas legais. A Lei Municipal n.º 009/2018, citada pela Prefeitura, não autoriza essas contratações.

Atualmente, a Prefeitura tem 1.915 cargos efetivos, com 1.278 ocupados por servidores efetivos e 919 por contratos temporários. A promotora argumenta que a contratação temporária contínua para atividades permanentes é ilegal.

A promotora pede que a Justiça determine a realização de um novo concurso público para professores e mediadores em 60 dias, que o município se abstenha de novos contratos temporários sem cumprir os requisitos legais, e que os contratos temporários atuais sejam reconhecidos como nulos e extintos após o período letivo. Informações via bahianoticias. 

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS