Foto: Marinha |
Dois tripulantes a bordo do veleiro "Guardião" foram resgatados pela Marinha do Brasil na quarta-feira, 28 de agosto, após a embarcação ficar à deriva a 20 milhas náuticas (cerca de 37 km) de Porto Seguro, no sul da Bahia. O incidente ocorreu após o veleiro, que havia partido de Vitória, Espírito Santo, com destino a Salvador, apresentar avarias no leme.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro foi informada sobre a situação na madrugada de quarta-feira, por meio do canal de Emergências Marítimas (185). Em resposta, foi iniciada uma operação de Busca e Salvamento (SAR) em coordenação com o Salvamar LESTE do Comando do 2º Distrito Naval.
A operação contou com a participação de embarcações da DelPSeguro, uma aeronave UH-12 Esquilo do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, e o Navio-Patrulha Gravataí, que estava sediado em Salvador. Além disso, o Plano de Auxílio Mútuo foi acionado para alertar outras embarcações na área.
Os tripulantes foram localizados por volta do início da tarde pela aeronave, e foi confirmado que estavam bem e dirigindo-se para Porto Seguro. Eles chegaram ao destino por volta das 16h. Após a chegada, uma equipe de Inspeção Naval verificou a condição dos tripulantes, que estavam em boas condições de saúde.
A Marinha do Brasil informou que será aberto um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), conduzido pela DelPSeguro, para investigar o incidente.