Na sexta-feira (23), uma operação intitulada "Festival - 'Diga Não às Drogas'" foi deflagrada no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, resultando na apreensão de celulares e drogas em posse de um detento. Segundo informações do G1, o homem, suspeito de liderar uma facção criminosa, mantinha dois celulares e várias porções de maconha escondidas em um buraco sob uma cama de alvenaria em sua cela.
As investigações conduzidas pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e pela 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Vitória da Conquista) indicam que a droga estava embalada e pronta para o tráfico. Os celulares apreendidos eram usados pelo suspeito para coordenar atividades criminosas e se comunicar com integrantes da facção que permanecem em liberdade.
O detento já era alvo de um mandado de prisão preventiva e possuía um histórico criminal que incluía roubo e extorsão mediante sequestro, com antecedentes no estado do Espírito Santo. Durante o interrogatório na Denarc, ele confessou ser o proprietário das drogas e, apesar de já estar detido, foi autuado e preso em flagrante por esse novo crime.