Foto: Reprodução
Um adolescente britânico de 16 anos, Nathan Chesworth, sofreu um colapso pulmonar após o uso excessivo de cigarro eletrônico, conhecido como vape. O jovem começou a apresentar tosse intensa e foi levado ao hospital, onde recebeu antibióticos para tratar uma infecção no peito. No entanto, seu quadro se agravou quando ele começou a tossir sangue e apresentar letargia.
Em janeiro deste ano, um dia antes de retornar à escola, Nathan sofreu um colapso pulmonar enquanto subia as escadas de sua casa. Ele foi rapidamente levado ao hospital, onde um exame de raio-X revelou um pneumotórax, condição em que o ar se acumula entre o pulmão e a parede torácica, levando ao colapso do pulmão.
Nathan foi internado por quatro dias e precisou de um tubo para drenar o fluido do pulmão. Após a alta, ele voltou para casa, mas pouco tempo depois sofreu um colapso no outro pulmão. Foi então que revelou o uso constante de vape, o que surpreendeu sua mãe, Rebecca Chesworth. “Nathan me contou e eu não conseguia acreditar. Fiquei em choque total,” disse Rebecca. Ela também ressaltou que os dispositivos de vape são atraentes e frequentemente vistos como “legais” entre os jovens, o que contribui para o seu uso indiscriminado.