Últimas Notícias

Anvisa proíbe uso de termômetros e medidores de pressão com mercúrio no Brasil

Foto: CRF - SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da fabricação, importação, comercialização e uso de termômetros e esfigmomanômetros (aparelhos de medição de pressão arterial) que utilizam coluna de mercúrio em todo o território brasileiro. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (24).

Esses equipamentos, comuns no diagnóstico de saúde, possuem uma coluna transparente com mercúrio, que será substituída por alternativas mais seguras, como dispositivos digitais. A medida não se aplica a produtos usados em pesquisa, calibração ou como padrão de referência.

A iniciativa atende à Convenção de Minamata, de 2013, que estipula a redução do uso de mercúrio até 2020. Embora o mercúrio presente nesses instrumentos não ofereça riscos diretos aos usuários, ele é considerado um agente tóxico perigoso para o meio ambiente se descartado de forma inadequada.

A Anvisa esclareceu que há no mercado alternativas igualmente eficazes e mais sustentáveis, que atendem aos requisitos de precisão do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS