Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ontem que existe a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitar o estado para apoiar os candidatos do partido nas principais cidades baianas, especialmente na capital, Salvador. A declaração foi dada durante a inauguração das reformas do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e da Praça da Pedreira, no bairro Barbalho, em Salvador.
Jerônimo destacou que, neste momento, Lula não está diretamente envolvido em campanhas, mas tem gravado vídeos de apoio para a Bahia. “O partido está coordenando isso. Eu espero que a gente possa contar com a vinda de Lula mais uma ou duas vezes. Esperamos, mas vai depender muito da agenda nacional”, afirmou o governador
Durante o evento, Jerônimo também abordou a articulação política do PT em relação à eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. O partido está considerando apoiar o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), em vez dos baianos Elmar Nascimento (União Brasil-BA) ou Antônio Brito (PSD-BA). O governador relatou que esteve com Antônio Brito em uma reunião recente sobre agendas de saúde com as Santas Casas e que Brito expressou a intenção de continuar na disputa. “Espero que a Câmara escolha alguém que possa ajudar o presidente Lula, que possa ajudar o Brasil. Essa é a minha demanda”, ressaltou Jerônimo.
Pesquisas eleitorais em Salvador indicam que o atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), tem uma vantagem significativa sobre o vice-governador e principal opositor, Geraldo Jr. (MDB). No entanto, Jerônimo Rodrigues acredita que Geraldo tem um “trunfo” ao seu favor: o sentimento de mudança entre os eleitores da capital baiana. “Eu avaliei minhas pesquisas, as pesquisas de Wagner e de Rui. Ontem, novamente, caminhei lá embaixo, na Suburbana, e eu vi a aceitação do povo nas janelas. Aquilo é um sinal, aquilo é um gesto. […] Eu vi o sentimento das pessoas querendo uma mudança em Salvador”, disse o governador.
Além das reformas no Barbalho, Jerônimo Rodrigues entregou uma obra de contenção de encosta na região, com um investimento total de R$ 2,1 milhões. O governador também anunciou a liberação de quatro ordens de serviço para outras localidades, totalizando R$ 11 milhões em investimentos apenas no dia de hoje. “Estamos, inclusive, saindo daqui com outra demanda, porque a comunidade diz que tem uma outra área aqui que está em risco. A equipe vai lá olhar e a gente se planejar. Não quer dizer que é hoje ou amanhã, mas garanti”, completou o governador. Tribuna da Bahia/ Por Henrique Brinco