Foto: Divulgação |
Em pleno ano olímpico, Porto Seguro, no sul da Bahia, se prepara para receber a 4ª edição do Skate Total Urbe (STU), o maior evento de cultura urbana do mundo. Entre os dias 6 e 8 de setembro, a cidade histórica será o cenário para competições de skate nas modalidades Street e Park, além de shows de artistas renomados como Criolo, BaianaSystem e Planet Hemp.
O evento, que celebra o crescimento do skate no Brasil, contará com a participação de atletas de destaque, incluindo Pedro Barros, medalhista de prata nos Jogos de Tóquio, e Isadora Pacheco, que competiu nas Olimpíadas de Paris deste ano. As competições receberão 72 skatistas, divididos igualmente entre as modalidades Street e Park, com 12 participantes femininos e 24 masculinos em cada categoria.
Para a realização do STU, Porto Seguro revitalizou pistas localizadas na Orla Norte, no Complexo de Esporte e Lazer do Mamagaya, que cobre uma área de aproximadamente 1.750m². O espaço inclui a Street Plaza, com suas rampas, escadas e corrimãos, e o Super Park, um 'bowl' para manobras aéreas. Elementos decorativos como a escultura em formato de 'pena', em homenagem à cultura indígena brasileira, foram incorporados para tornar as pistas mais vibrantes e acolhedoras.
A competição será disputada em quatro categorias: feminino e masculino no skate street e no park. Atualmente, Ivan Monteiro e Isabelly Ávila lideram no street, enquanto Kalani Koling e Sofia Godoy dominam no park.
Além das competições tradicionais, o STU de Porto Seguro também incluirá o skate paralímpico, destacando-se a participação de Nando Araujo, um skatista cego que conquistou as redes sociais com suas manobras impressionantes, mesmo com deficiência visual e utilizando uma bengala branca.