Últimas Notícias

SALVADOR: Projeto de lei propõe proibição do acúmulo de funções de motorista e cobrador em ônibus

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados está analisando o projeto de lei 2843/24, que propõe a proibição do acúmulo de funções de motoristas de ônibus e cobradores. De acordo com a proposta, sócios de empresas que exigirem ou permitirem essa prática poderão ser punidos com até seis meses de detenção e multa.

Em algumas cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas, já não há mais cobradores nos ônibus, e os motoristas são responsáveis por coletar os pagamentos e fornecer troco, muitas vezes enquanto dirigem. A autora do texto, Loreny (Solidariedade-SP), com apoio dos deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Luiz Carlos Motta (PL-SP), defende que essa sobrecarga de funções compromete a segurança de passageiros, motoristas e pedestres.

Loreny argumenta que a função principal do motorista é dirigir o veículo com atenção total, e o acúmulo de funções aumenta o risco de acidentes. O projeto também visa proteger os trabalhadores de condições precárias e perigosas.

O texto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado no Plenário da Câmara. Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe
REGIONAIS BAHIA 2024.2
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS