Foto: Agência Brasil |
Pelo segundo ano consecutivo, o Exército Brasileiro tentou ocultar informações sobre os bônus que serão pagos a mais de 2 mil servidores civis, totalizando R$ 49,4 milhões em 2024. Os dados foram apresentados à Controladoria-Geral da União (CGU), conforme reportado pela *Folha de S.Paulo*.
Os bônus estão relacionados ao cumprimento de metas em quatro áreas estratégicas: gestão do bem público, fortalecimento da dimensão humana, aperfeiçoamento em ciência e tecnologia, e contribuição para o desenvolvimento sustentável e paz social.
Em 2023, o Exército já havia se recusado a divulgar esses pagamentos, sendo obrigado a fazê-lo após determinação da CGU, quando revelou que cerca de R$ 4,8 milhões haviam sido pagos. Ainda há dúvidas se o valor aumentou de forma expressiva entre 2023 e 2024 ou se os números anteriores foram apenas parciais.
Apesar de entregar alguns dados, o Exército segue resistindo em divulgar a lista dos servidores que receberam os bônus, alegando a necessidade de justificar o acesso a informações de caráter pessoal.