Últimas Notícias

Nova Carteira de Identidade chega a Jaguaquara e outras quatro cidades

 

Foto: reprodução


A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em mais cinco unidades do SAC no interior da Bahia a partir desta quarta-feira (16). Os Pontos SAC de Camamu, Canavieiras, Jaguaquara, Santo Estevão e Riachão do Jacuípe iniciam a emissão do documento, que traz como principal inovação o uso do CPF como número único de identificação. O atendimento será realizado exclusivamente por agendamento, que pode ser feito através do aplicativo, do portal ba.gov.br ou pelos telefones (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.

Para a implantação da CIN, a emissão do antigo RG será suspensa nos dias 14 e 15 de outubro. Contudo, quem já solicitou o documento antigo poderá retirá-lo na unidade do SAC sem necessidade de agendamento, apenas apresentando o protocolo. A primeira via da CIN é gratuita, e o cidadão deverá apresentar uma certidão de nascimento ou de estado civil na sua versão original para emitir o novo documento.

A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de condições de saúde e informações sobre tipo sanguíneo e doação de órgãos. O documento ainda oferece a opção de inclusão do nome social, conforme solicitado. Ele também possui uma versão digital, disponível no GOV.BR três dias após a impressão, e um QR Code que garante a danos.

Os cidadãos não são obrigados a trocar o RG de imediato, já que o documento antigo será válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN terá validade de acordo com a faixa etária: cinco anos para crianças até 12 anos, 10 anos para adultos até 60 anos, e validade indeterminada para aqueles acima de 60 anos.

A implantação do CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Administração (Saeb) através do SAC.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS