Foto: EBC Divulgação |
Se a eleição presidencial fosse realizada hoje, Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, lideraria numericamente com 37,6% das intenções de voto, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 33,6%, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (27).
A diferença de 4 pontos percentuais entre os dois está dentro da margem de erro de 2,2 pontos, configurando um empate técnico. O levantamento foi realizado entre 21 e 25 de novembro, após a divulgação da investigação da Polícia Federal que aponta Bolsonaro como suposto organizador de um golpe de Estado frustrado em 2022.
No cenário de primeiro turno, outros nomes aparecem na disputa:
- Ciro Gomes (PDT): 7,9%
- Simone Tebet (MDB): 7,7%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 3,7%
Cenários de segundo turno
A pesquisa testou cenários de segundo turno envolvendo Lula, Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Todos os resultados ficaram dentro da margem de erro, indicando equilíbrio nas simulações.
O levantamento entrevistou 2.014 eleitores em todas as 27 unidades da Federação, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.