O Hospital da Bahia anunciou nesta terça-feira (5) que deixará de atender beneficiários do Planserv nos serviços de urgência e emergência, a partir de quinta-feira (7). A direção do hospital justificou a decisão como parte de um "redimensionamento da unidade".
Apesar da suspensão desses atendimentos, o hospital continuará oferecendo serviços ambulatoriais para neurocirurgia, cirurgias torácica, cardíaca, de cabeça e pescoço, além de cirurgias gerais e oncológicas. Especialidades como radioterapia, cardiologia e oncologia, bem como exames como Ecocardiograma, Mapa, Holter e Eletroencefalograma, permanecerão disponíveis para os beneficiários.
Socorro Brito, coordenadora-geral do Planserv, informou que medidas estão sendo adotadas para garantir o atendimento aos beneficiários. Entre as ações estão a abertura antecipada de leitos da segunda fase do Hospital de Brotas e o aumento da capacidade de outras unidades, como a Fundação Bahiana de Cardiologia e hospitais em Lauro de Freitas. Brito ressaltou que, apesar das negociações, a nova direção do hospital decidiu reduzir os serviços, afetando uma parceria de longa data com o Planserv.