Últimas Notícias

Praticar karatê traz vários benefícios para a saúde, a mente e o espírito

Campeão mundial de Karatê Marcius Pirôpo


 O karatê é uma arte marcial japonesa que surgiu na ilha Okinawa. A  história do karatê começa quando o monge indiano Bodhidarma caminha da  Índia para China querendo fundar um mosteiro budista. Além dos conceitos  de contemplação do budismo, Bodhidarma levou uma técnica de luta sem  armas, com objetivo de manutenção da saúde e autodefesa, dando início as  artes marciais.

Atualmente o  Karatê é praticado em diversos países, sendo uma das lutas mais praticadas no mundo. A Federação Mundial de Karatê (WKF) tem 200 nações filiadas, distribuídas por diferentes continentes: 44 países na Ásia, 54 países na Europa, 13 países na Oceania, 39 países nas Américas, 50 países na África.

O karatê foi introduzido no Brasil em 1961 pelo sensei Eisuke Oishi, trazido ao país pelo Dr. Angelo Decaino. No ano seguinte, o sensei Yoshihide Shinzato trouxe o estilo Shorin-ryū, um dos mais tradicionais de Okinawa.

Atualmente o estilo Shotokan é o mais treinado no Brasil e o país tem muitos campeões entre eles Douglas Brose, a alagoana  Wendy Barbosa e o baiano Marcius Pirôpo entre outros.

O Karatê traz diversos benefícios, veja alguns:

  • Físicos
    Melhora a condição física geral, fortalece ossos e músculos, aumenta a resistência, desenvolve a coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença. 
  • Mentais
    Ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco. 
  • Espirituais
    Ajuda na construção da confiança, do autocontrole, além de trazer paz e serenidade. 
  • Capacidades de autodefesa
    O karatê é fundamentalmente uma arte de autodefesa, e o aprendizado de técnicas pode fornecer não apenas habilidades práticas de proteção, mas também uma sensação de segurança e autoconfiança. 
  • Socialização e Sentido de Comunidade
    As situações em que é preciso se posicionar, cada uma a seu tempo e orientada pelo professor, estimulam o convívio social entre colegas. 
O karatê trabalha quase todos os músculos do corpo, compreendendo os músculos dos membros superiores, dos membros inferiores e do quadril.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS