Campeão mundial de Karatê Marcius Pirôpo |
Atualmente o Karatê é praticado em diversos países, sendo uma das lutas mais praticadas no mundo. A Federação Mundial de Karatê (WKF) tem 200 nações filiadas, distribuídas por diferentes continentes: 44 países na Ásia, 54 países na Europa, 13 países na Oceania, 39 países nas Américas, 50 países na África.
O karatê foi introduzido no Brasil em 1961 pelo sensei Eisuke Oishi, trazido ao país pelo Dr. Angelo Decaino. No ano seguinte, o sensei Yoshihide Shinzato trouxe o estilo Shorin-ryū, um dos mais tradicionais de Okinawa.
Atualmente o estilo Shotokan é o mais treinado no Brasil e o país tem muitos campeões entre eles Douglas Brose, a alagoana Wendy Barbosa e o baiano Marcius Pirôpo entre outros.
O Karatê traz diversos benefícios, veja alguns:
- Melhora a condição física geral, fortalece ossos e músculos, aumenta a resistência, desenvolve a coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença.
- Ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.
- Ajuda na construção da confiança, do autocontrole, além de trazer paz e serenidade.
- O karatê é fundamentalmente uma arte de autodefesa, e o aprendizado de técnicas pode fornecer não apenas habilidades práticas de proteção, mas também uma sensação de segurança e autoconfiança.
- As situações em que é preciso se posicionar, cada uma a seu tempo e orientada pelo professor, estimulam o convívio social entre colegas.