Foto: Divulgação |
A cantora Claudia Leitte foi alvo de uma denúncia ao Ministério Público da Bahia por atitude considerada discriminatória, após alterar a letra da música Caranguejo. No vídeo que gerou polêmica, a artista, que é evangélica, substituiu o verso “Saudando a rainha Iemanjá” por “Eu canto meu Rei Yeshua”. Yeshua é um termo utilizado para se referir a Jesus Cristo.
A denúncia foi apresentada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro, do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO). Eles acusam Claudia Leitte de intolerância religiosa e racismo religioso, alegando que a mudança descaracteriza e desrespeita símbolos das religiões de matriz africana.
“Essa atitude pode ser enquadrada como difamatória, degradante e discriminatória contra tradições religiosas afro-brasileiras”, afirmou o advogado Ricardo Vieira de Souza.
O caso será analisado pela promotora Lívia Sant’Anna Vaz, que decidirá se haverá investigação formal. Se acatada, a denúncia será encaminhada às autoridades competentes para apuração e julgamento.