Foto: Official White House/Shealah Craighead
O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou na terça-feira (21) que consideraria impor novas sanções à Rússia caso o país se recuse a negociar um possível fim da guerra na Ucrânia, que completa três anos em um mês. Após dizer que ele poderia acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas após assumir o cargo, Trump observou que ainda tinha “meio dia” para atingir a meta.
“Vamos tentar fazer isso o mais rápido possível. Você sabe, a guerra com a Ucrânia e a Rússia nunca deveria ter começado”, disse Trump a repórteres no Salão Oval. O líder norte-americano criticou o apoio da União Europeia à Kiev. Em sua visão, o suporte financeiro do bloco deveria ser maior, uma vez que a guerra se dá em seu território. “Isso afeta a eles [europeus] mais do que a nós. Temos um oceano no meio, uma pequena coisa chamada oceano”, disse.
O republicano também destacou que iria “verificar” se os EUA estariam enviando armas adicionais para a Ucrânia. Sob o governo de Joe Biden, a Casa Branca aproveitou os últimos meses do mandato para enviar o máximo de armamento para Kiev antes da transição de governo. A fala de Trump sugere que ele estaria disposto a recuperar parte dos US$ 61 bilhões em financiamentos para a Ucrânia aprovados pelo Congresso em 2024, mas que ainda não foram gastos.