Foto: Kelly Hosana / SSP-BA |
Depois de um final de semana marcado por oito mortes violentas em Jequié, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) iniciou nesta segunda-feira (6) a Operação Hórus no município. A ação busca intensificar o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tráfico de drogas, posse de armas ilegais e outras práticas criminosas.
O lançamento contou com a presença do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, do subsecretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Marcel Oliveira, e outros representantes das forças de segurança, como a Polícia Civil e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
A Operação Hórus, implementada com sucesso em Salvador em outubro de 2024, reduziu os homicídios na capital em 42% no primeiro mês. Em Jequié, a iniciativa contará com 60 policiais militares, 17 viaturas – incluindo carros e motocicletas – e tecnologia avançada para apoio às operações.
A operação mobiliza tropas de elite, como o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Central, Cacaueira e Sudoeste, além da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Sudoeste, o Esquadrão de Motociclistas Falcão, o 19º Batalhão e o Grupamento Aéreo (Graer).
Com a mobilização, as autoridades esperam reduzir os índices de violência e restaurar a segurança no município.