MPBA quer saber motivo de gastos com manutenção, aquisição de peças, consumo de combustível e uso de veículos oficiais | Foto: Reprodução/ Facebook
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento administrativo para investigar possíveis irregularidades nas despesas realizadas pela Câmara de Vereadores de Santa Maria da Vitória. O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Jürgen W. Fleischer Jr., tem como foco o contrato nº 07/2021 (Carta Convite nº 02/2021) e envolve, entre outros pontos, gastos com manutenção, aquisição de peças, consumo de combustível e uso de veículos oficiais.
Ao MP, a Câmara Municipal justificou que os gastos elevados com manutenção decorrem das más condições das estradas locais, que aumentam o desgaste dos veículos. O órgão também apresentou documentos, como atas de registro de preços e contratos de locação, para embasar os valores. Contudo, segundo o MP, não foram apresentados elementos suficientes para esclarecer questões como o controle de uso dos veículos e a efetiva prestação dos serviços contratados. Além disso, a empresa fornecedora de combustíveis declarou não reconhecer algumas das notas fiscais investigadas, reforçando a necessidade de apuração.
Para aprofundar as investigações, o MPBA pediu que o presidente da Câmara apresente, em até 10 dias, detalhes sobre o consumo de combustível, folha de controle do uso dos veículos oficiais e especificação dos serviços de manutenção realizados. O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (CAOPAM) também foi convocado para acompanhar o caso.