Foto: Reprodução |
Na noite da última sexta-feira (10), o navio de carga “Topa Tudo Noronha” naufragou a cerca de cinco quilômetros da praia de Casa Caiada, em Olinda (PE), enquanto seguia para Fernando de Noronha. A embarcação, que havia partido do Porto do Recife às 15h30, transportava alimentos, bebidas e materiais de construção.
Sete tripulantes foram resgatados com vida, sendo que apenas o comandante sofreu ferimentos leves. Segundo o empresário Zé Maria Sultanum, proprietário da empresa Além Mar Transportes, responsável pelo navio, a tripulação identificou entrada de água por volta das 20h e tentou retornar ao Recife antes do naufrágio. O navio acabou afundando em uma área de cerca de 30 metros de profundidade.
Na manhã de sábado, moradores foram flagrados saqueando a carga da embarcação, utilizando barcos e caixotes para retirar mercadorias do mar.
A empresa Além Mar Transportes anunciou que enviará outra embarcação para Fernando de Noronha para atender às demandas dos clientes, e que as mercadorias seguradas serão reembolsadas.
A Marinha do Brasil abriu um inquérito para investigar as causas do naufrágio. Mergulhadores estão realizando operações para resgatar o navio e avaliar os danos.