Últimas Notícias

Trump ameaça tarifas de 100% para países do BRICS

 

Foto: White House Archived



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (13) que os países do BRICS podem ser alvo de tarifas de 100% dos EUA caso avancem em iniciativas para reduzir a dependência do dólar.

“Se alguma negociação for concretizada, será uma tarifa de 100%, pelo menos”, afirmou ele ao ser questionado sobre os planos do bloco — que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — de estabelecer uma moeda própria.

Desde janeiro, o BRICS passou a ter dez membros plenos, com a inclusão de Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Entre as pautas do grupo está a chamada desdolarização, que busca reduzir a influência da moeda norte-americana nas transações internacionais.

Autoridades do bloco argumentam que a padronização do uso do dólar dá aos EUA um poder excessivo sobre negócios globais, mesmo quando não são parte direta das negociações. Durante a Cúpula do BRICS realizada este ano em Kazan, na Rússia, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, criticou o que chamou de “uso do dólar como arma”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS