Últimas Notícias

Erika Hilton propõe anistia para mulheres investigadas por aborto no Brasil

 

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados



A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) anunciou, no último sábado (08), que pretende apresentar um conjunto de propostas legislativas voltadas para os direitos das mulheres. Entre as iniciativas, Hilton disse ter a intenção de pautar a anistia para mulheres que foram presas ou investigadas por realizar aborto no Brasil. A parlamentar ressaltou que é fundamental que as próprias mulheres conduzam o debate sobre seus direitos, antes que outros tentem limitá-los.

“Nós, mulheres, precisamos pautar o debate sobre os direitos de todas as mulheres. Antes que pautem o fim de todos eles”. Hilton também enfatizou a importância de discutir abertamente esses temas: “Não podemos ter vergonha de colocar isso em pauta. Pois aqueles que, em toda legislatura, pautam projetos misóginos e odiosos, estão por aí, orgulhosos dos horrores que produzem”, afirmou em entrevista à CNN.

A deputada reiterou sua posição em favor do direito da mulher sobre seu corpo e sua existência, afirmando que o Estado não deve ter o poder de processar ou investigar mulheres por exercerem esse direito.  “O projeto corrobora com a posição de que o Estado nunca tenha o poder de prender, penalizar, processar ou investigar uma mulher por anos, apenas por exercê-lo”.

A proposta de Hilton visa apoiar mulheres que foram presas por exercerem o direito ao próprio corpo, incluindo aquelas que enfrentam desigualdades raciais e socioeconômicas. Atualmente, o Código Penal brasileiro criminaliza o aborto, exceto em duas situações específicas: risco à vida da gestante ou gravidez proveniente de estupro. Em 2012, o STF descriminalizou a interrupção da gravidez em casos de anencefalia.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS