A Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (ABCTRAN) realizará, entre os dias 24 e 26 de abril, o 2º Congresso Baiano de Medicina e Psicologia de Tráfego.
Temas como a agressividade, os efeitos das cargas horárias, e o ímpeto dos mais jovens, são temas que serão abordados.
A abertura oficial do evento será às 9h do dia 25, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no Costa Azul. Um dia antes (24), cursos pré-congressos serão realizados também no CECBA, voltados para a especialização e atualização de conhecimentos dos profissionais da área.
Este ano, o Congresso Bahiano de Medicina e Psicologia de Tráfego traz como tema central: “Mobilidade Humana: As Perícias Médicas e Psicológicas no Futuro”.
Serão abordados assuntos como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), o envelhecimento no contexto do trânsito, a ansiedade, a impulsividade e a agressividade no trânsito.
O presidente da ABCTRAN, Augusto Seróes, e a vice-presidente da associação e presidente do Congresso, Vera Souza, ambos psicólogos, falarão sobre os impactos positivos do evento para a sociedade.
Vera chama a atenção da população para os problemas atuais no trânsito, que, em muitos municípios, mata mais que a arma de fogo.
“Atualmente, o tráfego tem sido marcado pela pressa e pelo desrespeito à vida do próximo.
Toda pessoa que deseja ser um condutor deveria se perguntar primeiro se está realmente apta a cuidar da própria vida e da vida do próximo no trânsito.
E também deveria se perguntar: ‘Eu entendo que o motorista ao lado tem uma família?’.
São questionamentos imprescindíveis, assim como o é a realização das demais avaliações que precedem a obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação [CNH]”, afirma.
Ela destacou também a preocupação com o aprimoramento e ampliação do conhecimento dos peritos. “Para trabalhar nessa área, precisamos de peritos e especialistas em trânsito, porque fazemos perícias.
É importante ampliar sempre e reciclar”, disse.
No dia 24, serão realizados os seguintes cursos pré-congressos: “A visão e o comportamento como fatores prepoderantes na direção segura”, “O teste palográfico na perícia psicológica para o tráfego” e “Perícias médicas de trânsito e suas especificidades”.
No dia 25, o congresso terá um momento de abertura, das 9h às 10h, em seguida a realização de várias palestras sobre políticas inclusivas, os sinistros com motoristas e motociclistas em uso de álcool e drogas, a realidade virtual e os processos da CNH no futuro, o idoso condutor e o trânsito, o neurodesenvolvimento atípico (TEA e TDAH) e os transtornos psiquiátricos e as drogas x a direção veicular.
Realização
ABCETRAN
Patrocínio
Vetor Editora
Giunti psychometrics
Apoio
Detran Bahia e FENASDETRAN