Últimas Notícias

Lambidas nas patas: hábito pode indicar problemas na saúde do cachorro


Embora seja um hábito comum, quando ocorre de forma excessiva, as lambidas nas patas podem indicar um problema de saúde


 Se o seu cachorro lambe as patas com frequência, é hora de prestar atenção. Embora essa seja uma ação comum, quando ocorre de forma excessiva pode indicar um problema de saúde física ou emocional.

O que leva o cão a lamber as patas?

Segundo o médico veterinário Thiago Borba, existem dois principais motivos por trás das lambidas nas patas: problemas físicos ou questões comportamentais.

Em casos de problemas clínicos, o cão pode estar sentindo algum desconforto. “Queimaduras por andar em pisos quentes, unha quebrada ou até feridas podem levar o animal a lamber a região para aliviar a dor”, explica o veterinário.

Apesar de infecções fúngicas e bacterianas serem associadas ao hábito, Borba esclarece que raramente são a causa inicial. “Com o tempo, as lambeduras podem levar a esses problemas, mas, no começo, o motivo geralmente é outro”, explica.

Tédio e ansiedade são os principais culpados

Muitos tutores acreditam que o problema está na ração ou na pele do animal, mas, na maioria dos casos, a origem é emocional. “Se não houver uma lesão física, a causa sempre é o tédio”, destaca o especialista.

Falta de passeios, pouca interação e ausência de estímulos fazem o pet descontar sua frustração nas lambidas. “Cães aprendem a ter ansiedade com seus donos. Sem uma rotina adequada para o porte e a raça, acabam desenvolvendo comportamentos compulsivos”, completa.

Como evitar o problema?

Para reduzir a ansiedade e evitar que o cachorro lamba as patas de forma excessiva, o veterinário recomenda:

  • Passear pelo menos duas vezes ao dia.
  • Oferecer brinquedos e estímulos variados.
  • Criar uma rotina consistente para alimentação e atividades.
  • Observar sinais de ferimentos e procurar um veterinário quando necessário.

Com mais atenção ao bem-estar do pet, é possível evitar esse comportamento e garantir uma vida mais saudável para o cão.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS