
A expectativa dos comerciantes é a Feira de Caxixis, históricamente a maior Feira a céu aberto da América Latina.
A Feira de Caxixis alavanca a economia antes, durante e depois da Semana Santa; Depende muito da grade de atrações anunciadas pela gestão municipal; Quando o município contrata artistas de renome nacional a procura por hospedagem cresce e as lojas de roupas e acessórios movimentam muito em todas as cidades circunvizinhas.
O atual Prefeito Benon Cardoso, postou foto em sua rede social entregando um suposto projeto da Feira de Caxixis para a ministra da cultura Margareth Menezes, como o atual gestor também é aliado do atual Governador Jerônimo Rodrigues, a expectativa é que supere a última Feira de 2024.
Durante a campanha eleitoral o atual Prefeito também destacou a valorização dos artistas locais, gerando expectativa em todos músicos da cidade.
O Prefeito Benon ainda tem uma grande vantagem, a cidade já conta com uma das maiores praças do Reôncavo baiano a Praça Isaac Peixoto (Praça dos Caxixis), construída pela gestão da Ex-prefeita Eunice Barreto.
Duas comerciantes do município em contato com o site PIRÔPO NEWS, destacam a expectativa para alavancar as vendas.
O site PIRÔPO NEWS está a disposição para que a Prefeitura possa se manifestar com relação aos preparativos da Feira de Caxixis 2025.
![]() |
imagem (Praçça dos Caxixis) Feira de Caxixis 2024, sucesso de público em um espaço construído pela gestão da Ex-prefeita Eunice Barreto. |
Os caxixis, louças confeccionadas a partir do barro, são o destaque do evento. A produção desses artesanatos é típica das olarias da Vila de Maragogipinho, em Aratuípe (BA).
A história narra que a feira foi idealizada por um oleiro chamado Patrício, que, há mais de 300 anos, viajou de Maragogipinho até Nazaré para comercializar os caxixis produzidos. Com o sucesso das vendas, outros oleiros se juntaram a ele, originando o evento. Desde então, anualmente, vários artesãos vão para Nazaré expor e vender as suas peças na famosa Feira de Caxixis.
A produção artesanal é uma tradição passada entre as gerações dos oleiros. “Eu aprendi a produzir caxixis com meus pais. Os dois são artesãos há anos e o trabalho de artesanato vai passando de pai para filhos”, revela Davi Lima, presidente da Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM).
REVEJA ENTREVISTA DO SITE PIRÔPO NEWS COM A EX-PREFEITA EUNICE BARRETO E O EX-VICE-PREFEITO DO MUNICÍPIO NA ABERTURA DA FEIRA DE CAXIXIS 2024.