Últimas Notícias

Representantes dos universitários, falam ao PIRÔPO NEWS o que esperam da gestão Benon e Rodrigo na próxima sessão da Câmara com aprovação do auxílio "Bolsa" e permanência do transporte (CONFIRA)*




Neste domingo (16), representante dos estudantes universitários em contato com o site PIRÔPO NEWS destacou os avanços do diálogo com o município em relação ao apoio logístico.



NOTA 


 


O projeto de lei que torna o transporte intermunicipal de estudantes dos ensinos técnico, médio e superior uma obrigação no município de Nazaré seria votado ontem na Câmara de Vereadores (13/03/2025 às 16h). A proposta prevê que 150 estudantes, dentro do critério de renda estabelecido, sejam contemplados com auxílios em forma de bolsas, desses 150, 90 estudam em Santo Antônio de Jesus e, 60 estudam em Valença. No entanto, o valor dessas bolsas não cobre integralmente o custo mensal do transporte. Por exemplo: o valor médio mensal para se deslocar até Santo Antônio de Jesus é de R$310, considerando um estudante que precisa fazer o trajeto de segunda a sexta-feira. Com a bolsa, o estudante receberia R$264, o que corresponde a aproximadamente 85,16% do custeio. Esse valor pode variar de acordo com a necessidade de cada aluno, dependendo de quantos dias na semana ele precisa se deslocar para outro município. 


 


Durante a reunião na Câmara de Vereadores (13/03/2025), a representação dos estudantes decidiu pedir o adiamento da votação, que agora está marcada para o dia 20/03/2025. O Movimento Estudantil (MEUN) defende que as bolsas não devem substituir os micro-ônibus, mas sim complementar o serviço já existente. Dessa forma, com a combinação de bolsas e micro-ônibus, seria possível contemplar 210 estudantes, em vez dos 150 inicialmente previstos. 


A gestão municipal se comprometeu a analisar a sugestão, mas não garantiu sua implementação, uma vez que segundo eles, a decisão envolve questões orçamentárias.


Em relação à proposta da prefeitura... É importante destacar que, embora não seja perfeita, ela representa um avanço significativo. Porque se analisarmos historicamente como as políticas públicas surgem e evoluem, essa lei é um passo importante. Ela demonstra um reconhecimento da necessidade de garantir o acesso à educação, especialmente para estudantes que enfrentam dificuldades financeiras. Ainda que haja espaço para melhorias, como a ampliação do valor das bolsas ou a manutenção dos micro-ônibus, a proposta é um ponto de partida valioso para fortalecer o direito à educação no município.



Uillyan Amorim Líder do movimento estudantil universitário de nazaré


Matheus Cavalcante, presidente da União Municipal dos Estudantes de Nazaré

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS