Últimas Notícias

Prefeito de Maragogipe tem mandato cassado por uso da máquina pública

 



A ação foi movida pela coligação "Experiência que Faz a Diferença", que denunciou o uso indevido da máquina pública.

Em sentença proferida nesta segunda-feira (14), o juiz José Ayres de Souza Nascimento Júnior, da 118ª Zona Eleitoral de Cachoeira, julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito de Maragogipe, Valnício Armede Ribeiro, e seu vice, Adhemar Luiz Novaes. Ambos foram declarados inelegíveis por oito anos e tiveram seus diplomas cassados, decisão que ainda depende de confirmação por órgão colegiado.

A ação foi movida pela coligação "Experiência que Faz a Diferença", que denunciou o uso indevido da máquina pública para favorecer a tentativa de reeleição dos gestores em 2024. A sentença reconheceu o abuso de poder político e econômico, com base em contratações em massa de servidores comissionados e temporários, bem como na ampliação abrupta do programa Bolsa Estágio.

Segundo a decisão, o número de servidores contratados sem concurso saltou de 437 em 2020 para 2.153 em 2024 — um aumento de 392,67%. Já o número de estagiários remunerados subiu de 70 para 263 em apenas cinco meses de 2024, ano eleitoral, elevando as despesas do programa de R$ 63 mil para R$ 233 mil mensais.

A Justiça destacou que essas ações foram realizadas em flagrante desrespeito à Constituição, configurando uso político da estrutura municipal. O prefeito ainda havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público em 2022, comprometendo-se a realizar concurso público — o que não foi cumprido.

O juiz reforçou que a gravidade das circunstâncias, independentemente do impacto direto no resultado da eleição, é suficiente para a caracterização do abuso. A sentença determina que, após o trânsito em julgado, as penalidades sejam registradas no cadastro eleitoral e comunicadas ao Ministério Público para eventual responsabilização por improbidade administrativa.




Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS