Últimas Notícias

SERVIÇO GRATUITO EM SALVADOR: UniRuy oferece atendimento jurídico para superendividados

NPJ.jpg

UniRuy é uma das primeiras instituições de ensino da capital a colocar em prática a nova Lei Municipal nº 9.844/2025, sancionada para combater o superendividamento


Além da recém-sancionada Lei Municipal nº 9.844/2025, que cria diretrizes para ajudar os inadimplentes de Salvador a saírem do vermelho, os baianos já contam com um importante aliado nessa luta: o Centro Universitário UniRuy oferece atendimento jurídico gratuito para pessoas em situação de superendividamento.

A iniciativa é realizada por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição e tem como foco acolher quem está com a renda comprometida por dívidas, muitas vezes sem condições de renegociar ou buscar ajuda profissional. O serviço é voltado à população em situação de vulnerabilidade financeira e oferece orientação jurídica, renegociação extrajudicial e, quando necessário, ações judiciais. 

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, de forma presencial no campus do UniRuy, localizado na Avenida Paralela. Às segundas e sextas-feiras, o funcionamento acontece das 18h às 21h; já de terça a quinta-feira, o serviço está disponível das 8h às 21h. O agendamento prévio é necessário, e todo o atendimento é gratuito.

A assistência é conduzida por estudantes do curso de direito, com supervisão de professores e advogados experientes, e contam ainda com o apoio das áreas de psicologia e negócios. A proposta é oferecer um suporte completo, que vá além da questão legal, considerando também o impacto emocional das dívidas e promovendo reeducação financeira.

“Essa lei vem reforçar uma demanda real que já enxergamos na prática. Nosso trabalho é oferecer caminhos possíveis para quem se vê sufocado pelas dívidas e não sabe por onde recomeçar”, afirma Edson Fonseca, coordenador do curso de direito do UniRuy.

Salvador registra alto índice de endividamento

De acordo com a Fecomércio-BA, mais de 66% das famílias de Salvador estavam endividadas em junho de 2024 — o equivalente a mais de 620 mil lares. O cartão de crédito é o principal vilão, presente em 93,6% dos casos. Em escala nacional, levantamento da Serasa revelou que 57 milhões de brasileiros sequer sabiam que estavam endividados, sendo que 19 milhões já estavam negativados.

A nova Lei nº 9.844/2025, sancionada na última segunda (7), prevê ações educativas e estimula a celebração de parcerias com instituições de ensino e entidades privadas para orientar a população sobre renegociação de dívidas e organização financeira. 

Serviço:

O quê: Atendimento jurídico gratuito para superendividados
Onde: Núcleo de Práticas Jurídicas do UniRuy – Av. Luis Viana Filho, nº 3172 - Paralela

Horários de atendimento:

– Segunda-feira: 18h às 21h

– Terça a quinta-feira: 8h às 21h

– Sexta-feira: 18h às 21h

Como agendar: Por meio do Whatsapp: (71) 3198-4477


--
Camila Anjos
Assessora de Comunicação
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS