Últimas Notícias

BOLETIM CÂMARA SALVADOR: Câmara homenageia Helton Bacetto com a Medalha Thomé de Souza




Por iniciativa do vereador Kel Torres, o empresário conhecido como Nei do Baianão foi condecorado em sessão solene


O empresário Helton José Bacetto, mais conhecido como Nei do Baianão, foi homenageado na noite de quinta-feira (15) com a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria da Câmara Municipal de Salvador. A sessão solene aconteceu no auditório do Centro de Cultura da Casa e foi proposta pelo vereador Kel Torres (Republicanos), autor do Projeto de Resolução nº 19/2025.

Fundador da rede Baianão Móveis e Eletro, Helton José Bacetto comanda um grupo empresarial que gera cerca de 900 empregos diretos e indiretos em Salvador, que conta com 33 lojas. Durante a cerimônia, o vereador Kel Torres destacou o impacto social e econômico do trabalho desenvolvido pelo homenageado na capital e em outros municípios baianos. 

“Nei começou com uma loja e hoje já são mais de 40 em Salvador e Região Metropolitana. Isso demonstra o quanto ele é competente, o quanto é visionário. Apostou no mercado de Salvador, e da Bahia, e sua história vem transformando a vida de muitas pessoas. Essa medalha, aprovada por unanimidade, é uma forma de reconhecimento por tudo isso”, disse o vereador Kel Torres. 


Trabalho coletivo


No seu discurso, o homenageado contou sua trajetória profissional e agradeceu ao vereador pelo reconhecimento prestado pela Câmara Municipal de Salvador. Nei do Baianão se emocionou e ressaltou que “o momento simboliza não apenas um reconhecimento individual, mas também a valorização de um trabalho coletivo em prol de uma cidade mais justa e humana”.

A sessão solene para concessão da Medalha Thomé de Souza lotou o auditório do Centro de Cultura e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades, empresários, funcionários, representantes da sociedade civil e lideranças comunitárias. 



-----------------------------------------------------------------------------------------------------///

Sefaz apresenta balanço 

fiscal em audiência pública


Reunião da Comissão de Finanças foi agendada para o dia 28 deste mês, às 10h, no auditório do Edifício Bahia Center


A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador vai realizar, no dia 28 deste mês, às 10h, no auditório do Edifício Bahia Center, uma audiência pública com a Secretária da Fazenda (Sefaz) para apresentação e discussão do Relatório de Gestão Fiscal do Primeiro Quadrimestre de 2025 da Prefeitura de Salvador.

A audiência e o relatório constituem instrumentos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais quadrimestrais do Poder Executivo Municipal. E tem por objetivo o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF.

De acordo com o presidente do colegiado, vereador Daniel Alves (PSDB), a audiência pública contará com a presença de representantes da Câmara Municipal de Salvador e da Prefeitura.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------////

André Fraga quer oficializar

raia de remo de Salvador


Vereador propõe decreto municipal para reconhecimento formal do espaço dedicado à prática esportiva na capital baiana


No dia 14, o vereador André Fraga (PV) participou de uma reunião com representantes da Marinha do Brasil, da Prefeitura de Salvador – por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), presidida por Tânia Scofield Almeida –, e da Federação Baiana de Remo, comandada por Adroaldo Mendonça, para discutir a oficialização da raia de remo na capital baiana.

A iniciativa, que atende a uma solicitação da Federação Baiana de Remo, tem como objetivo garantir o reconhecimento formal da raia por meio de um decreto municipal. A medida visa delimitar a área destinada à prática do esporte, de forma a proporcionar mais segurança para os atletas e evitar o tráfego de embarcações durante treinos e competições.

Durante a reunião, Fraga solicitou o apoio da Marinha no acompanhamento do processo e no oferecimento de suporte técnico. A Fundação Mário Leal Ferreira ficará responsável pela demarcação oficial da área, contribuindo com o ordenamento urbano e a segurança náutica.

“A oficialização da raia atende a um pedido da comunidade esportiva e da Cidade Baixa, e representa um avanço essencial para garantir mais segurança, estrutura e reconhecimento aos atletas. Salvador tem um enorme potencial náutico, e é nosso dever valorizar e cuidar desse patrimônio”, disse o vereador.

A proposta de decreto deverá ser articulada junto ao Executivo Municipal e deve garantir a regulamentação do uso do espaço, além de impulsionar o turismo esportivo, fomentar a economia do mar e colaborar com a preservação ambiental da orla.

A oficialização da área representa um avanço significativo para os praticantes do remo e demais esportes náuticos, além de reafirmar o compromisso do mandato do parlamentar com o esporte, a sustentabilidade e o uso consciente do litoral soteropolitano.

“Nossa expectativa é que a regulamentação da raia abra portas para que jovens de todas as comunidades possam praticar esportes náuticos com segurança e respeito ao meio ambiente. Assim, fortalecemos não só a inclusão social, mas também a preservação do nosso litoral para o futuro”, afirmou Fraga.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------///

Ireuda alerta para crescimento da 

violência contra a mulher no Brasil


Vereadora destaca que as negras são ainda mais impactadas, segundo o Atlas da Violência 2025


O Atlas da Violência 2025, divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, “escancarou uma dura realidade: a violência contra as mulheres brasileiras não apenas persiste, como cresce de forma alarmante – atingindo de maneira desproporcional as mulheres negras”. O alerta é da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador.

Segundo os dados mais recentes, o Brasil registrou 275 mil notificações de agressão contra mulheres em 2023, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Mais grave ainda é o crescimento dos homicídios femininos: enquanto os assassinatos gerais estagnaram, o número de mulheres mortas subiu 2,5%, totalizando 3.903 vítimas. Destas, 68% eram negras.

Para a vereadora Ireuda Silva, os números confirmam aquilo que há muito tempo é denunciado: “O racismo estrutural e a cultura patriarcal continuam matando. Esses dados exigem uma resposta firme e coordenada do Estado”.

A vereadora destacou ainda que mais da metade das agressões ocorreram dentro do próprio lar, espaço que deveria representar segurança. A violência física segue liderando as estatísticas, mas também houve aumento nos registros de agressões psicológicas, sexuais, negligência e até violência institucional.

“Como mulher, como mãe, como parlamentar, eu afirmo: não podemos mais aceitar que o feminicídio continue sendo o desfecho da negligência. Precisamos agir antes que a espiral da violência atinja o seu ponto mais trágico”, declarou Ireuda.



---------------------------
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS