Últimas Notícias

BOLETIM CÂMARA SALVADOR: Câmara homenageia Helton Bacetto com a Medalha Thomé de Souza




Por iniciativa do vereador Kel Torres, o empresário conhecido como Nei do Baianão foi condecorado em sessão solene


O empresário Helton José Bacetto, mais conhecido como Nei do Baianão, foi homenageado na noite de quinta-feira (15) com a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria da Câmara Municipal de Salvador. A sessão solene aconteceu no auditório do Centro de Cultura da Casa e foi proposta pelo vereador Kel Torres (Republicanos), autor do Projeto de Resolução nº 19/2025.

Fundador da rede Baianão Móveis e Eletro, Helton José Bacetto comanda um grupo empresarial que gera cerca de 900 empregos diretos e indiretos em Salvador, que conta com 33 lojas. Durante a cerimônia, o vereador Kel Torres destacou o impacto social e econômico do trabalho desenvolvido pelo homenageado na capital e em outros municípios baianos. 

“Nei começou com uma loja e hoje já são mais de 40 em Salvador e Região Metropolitana. Isso demonstra o quanto ele é competente, o quanto é visionário. Apostou no mercado de Salvador, e da Bahia, e sua história vem transformando a vida de muitas pessoas. Essa medalha, aprovada por unanimidade, é uma forma de reconhecimento por tudo isso”, disse o vereador Kel Torres. 


Trabalho coletivo


No seu discurso, o homenageado contou sua trajetória profissional e agradeceu ao vereador pelo reconhecimento prestado pela Câmara Municipal de Salvador. Nei do Baianão se emocionou e ressaltou que “o momento simboliza não apenas um reconhecimento individual, mas também a valorização de um trabalho coletivo em prol de uma cidade mais justa e humana”.

A sessão solene para concessão da Medalha Thomé de Souza lotou o auditório do Centro de Cultura e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades, empresários, funcionários, representantes da sociedade civil e lideranças comunitárias. 



-----------------------------------------------------------------------------------------------------///

Sefaz apresenta balanço 

fiscal em audiência pública


Reunião da Comissão de Finanças foi agendada para o dia 28 deste mês, às 10h, no auditório do Edifício Bahia Center


A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador vai realizar, no dia 28 deste mês, às 10h, no auditório do Edifício Bahia Center, uma audiência pública com a Secretária da Fazenda (Sefaz) para apresentação e discussão do Relatório de Gestão Fiscal do Primeiro Quadrimestre de 2025 da Prefeitura de Salvador.

A audiência e o relatório constituem instrumentos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais quadrimestrais do Poder Executivo Municipal. E tem por objetivo o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF.

De acordo com o presidente do colegiado, vereador Daniel Alves (PSDB), a audiência pública contará com a presença de representantes da Câmara Municipal de Salvador e da Prefeitura.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------////

André Fraga quer oficializar

raia de remo de Salvador


Vereador propõe decreto municipal para reconhecimento formal do espaço dedicado à prática esportiva na capital baiana


No dia 14, o vereador André Fraga (PV) participou de uma reunião com representantes da Marinha do Brasil, da Prefeitura de Salvador – por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), presidida por Tânia Scofield Almeida –, e da Federação Baiana de Remo, comandada por Adroaldo Mendonça, para discutir a oficialização da raia de remo na capital baiana.

A iniciativa, que atende a uma solicitação da Federação Baiana de Remo, tem como objetivo garantir o reconhecimento formal da raia por meio de um decreto municipal. A medida visa delimitar a área destinada à prática do esporte, de forma a proporcionar mais segurança para os atletas e evitar o tráfego de embarcações durante treinos e competições.

Durante a reunião, Fraga solicitou o apoio da Marinha no acompanhamento do processo e no oferecimento de suporte técnico. A Fundação Mário Leal Ferreira ficará responsável pela demarcação oficial da área, contribuindo com o ordenamento urbano e a segurança náutica.

“A oficialização da raia atende a um pedido da comunidade esportiva e da Cidade Baixa, e representa um avanço essencial para garantir mais segurança, estrutura e reconhecimento aos atletas. Salvador tem um enorme potencial náutico, e é nosso dever valorizar e cuidar desse patrimônio”, disse o vereador.

A proposta de decreto deverá ser articulada junto ao Executivo Municipal e deve garantir a regulamentação do uso do espaço, além de impulsionar o turismo esportivo, fomentar a economia do mar e colaborar com a preservação ambiental da orla.

A oficialização da área representa um avanço significativo para os praticantes do remo e demais esportes náuticos, além de reafirmar o compromisso do mandato do parlamentar com o esporte, a sustentabilidade e o uso consciente do litoral soteropolitano.

“Nossa expectativa é que a regulamentação da raia abra portas para que jovens de todas as comunidades possam praticar esportes náuticos com segurança e respeito ao meio ambiente. Assim, fortalecemos não só a inclusão social, mas também a preservação do nosso litoral para o futuro”, afirmou Fraga.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------///

Ireuda alerta para crescimento da 

violência contra a mulher no Brasil


Vereadora destaca que as negras são ainda mais impactadas, segundo o Atlas da Violência 2025


O Atlas da Violência 2025, divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, “escancarou uma dura realidade: a violência contra as mulheres brasileiras não apenas persiste, como cresce de forma alarmante – atingindo de maneira desproporcional as mulheres negras”. O alerta é da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador.

Segundo os dados mais recentes, o Brasil registrou 275 mil notificações de agressão contra mulheres em 2023, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Mais grave ainda é o crescimento dos homicídios femininos: enquanto os assassinatos gerais estagnaram, o número de mulheres mortas subiu 2,5%, totalizando 3.903 vítimas. Destas, 68% eram negras.

Para a vereadora Ireuda Silva, os números confirmam aquilo que há muito tempo é denunciado: “O racismo estrutural e a cultura patriarcal continuam matando. Esses dados exigem uma resposta firme e coordenada do Estado”.

A vereadora destacou ainda que mais da metade das agressões ocorreram dentro do próprio lar, espaço que deveria representar segurança. A violência física segue liderando as estatísticas, mas também houve aumento nos registros de agressões psicológicas, sexuais, negligência e até violência institucional.

“Como mulher, como mãe, como parlamentar, eu afirmo: não podemos mais aceitar que o feminicídio continue sendo o desfecho da negligência. Precisamos agir antes que a espiral da violência atinja o seu ponto mais trágico”, declarou Ireuda.



---------------------------
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR 
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS