Últimas Notícias

CBF e Ministério da Justiça discutem ações de combate ao racismo no esporte

 

Foto: Rafael Ribeiro/CBF


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública discutiram, nesta sexta-feira (9), ações de combate ao racismo no esporte. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reuniu com representantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), em Brasília, para debater estratégias integradas de enfrentamento à discriminação racial. 

O encontro contou com a presença do presidente do CNPCP, Douglas de Melo Martins, e dos conselheiros, Bruno César Salvio e Maurício Dieter, além de membros da diretoria da CBF. Entre os temas debatidos, estavam o fortalecimento de políticas públicas e ações educativas para prevenir e combater o racismo, especialmente no ambiente esportivo.

A iniciativa ocorre em meio a uma série de episódios recentes de racismo no futebol. Em dezembro de 2024, quatro jogadoras do River Plate foram presas por injúria racial durante uma partida contra o Grêmio, pela Brasil Ladies Cup, em São Paulo. A atleta Candela Díaz imitou um macaco em direção a um gandula, e outras ofensas teriam sido proferidas contra jogadoras brasileiras.

Em janeiro, o goleiro francês Mike Maignan, do Milan, foi alvo de insultos racistas da torcida da Udinese, durante uma partida pelo Campeonato Italiano. Ele chegou a deixar o campo antes do jogo ser retomado.

Em março, dois jogadores da base do Palmeiras sofreram ataques racistas da torcida adversária durante uma partida da Libertadores Sub-20, no Paraguai. Um torcedor imitou gestos de macaco para Figueiredo, enquanto Luighi foi alvo de uma cusparada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS