Últimas Notícias

Testagem e saúde reforçadas na Micareta de Feira

 

fotos: Leonardo Rattes 


A abertura oficial da Micareta de Feira de Santana, nesta quinta-feira (1º), também marcou o primeiro dia de funcionamento do posto de testagem da Secretária da Saúde do Estado (Sesab), localizado no circuito da festa. A expectativa é de que, por dia, sejam realizados mais de 1.000 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. 


Desde o início da tarde, antes mesmo de Bell tocar os primeiros acordes no Circuito Maneca Ferreira, vários foliões já faziam seu ‘esquenta’ no stand da Sesab, de 185 m2. “Estava a caminho do local de saída dos trios, quando fui convidado a fazer os testes aqui na porta, e pensei: ‘por que não’? Fui muito bem tratado e os resultados deram todos negativos para eu curtir a Micareta em paz”, disse Aloísio Góes, 43, que é local de Feira de Santana.


Tudo bem também nos testes com Milena Saraiva, 29, que é de Conceição do Jacuípe e disse ter se sentido bem acolhida pela equipe da Sesab. “Estava muito nervosa para fazer os testes, porque já fazia um bom tempo que não passava por exames. Mas foi tudo muito rápido e tranquilo”, avaliou.


Nos casos de Aloísio e Milena, o testes foram negativos, mas em casos de resultados positivos, as pessoas já podem ser encaminhadas para acompanhamento especializado. “Testar é importante, mas é preciso assegurar às pessoas que, em caso de resultado positivo, elas terão essa assistência. Eles já podem sair daqui com o agendamento para serem atendidos por uma equipe multiprofissional e com todo o direcionamento necessário para tratamento. No caso de sífilis, de acordo com a avaliação do aconselhador, já podem inclusive iniciar o tratamento com uma injeção de penicilina aqui mesmo”, informou a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão.


A Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, visitou nesta quinta-feira o posto de testagem e falou sobre a importância das ações da Sesab na Micareta de Feira de Santana. “Estão sendo investidos mão de R$ 2 milhões em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde. Esse ano, ampliamos de 470 para 683 os plantões da rede estadual. No Clériston Andrade, estamos com um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas com capacidade para 45 atendimentos simultâneos. Vamos distribuir mais de 500 mil preservativos até o domingo. É mais um grande esforço do Governo do Estado em aprimora a assistência à saude da população”, avaliou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS