Últimas Notícias

Após licitações desertas, governo da Bahia tenta comprar ferries sem concorrência

 

Foto: Joá Souza/GOVBA


O governo estadual publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) em outubro de 2024, a abertura de uma nova licitação para aquisição de duas novas embarcações para o sistema ferry-boat. Depois de meses e sem adesão de empresas interessadas, a secretária de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) quer viabilizar a compra direta, com dispensa de licitação. 

A Procuradoria-geral do Estado (PGE-BA), o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) estão acompanhando e orientando o processo. O artigo 75 da Lei Federal 14133/2021, que dispõe sobre a dispensa de licitação, permite a compra direta nos casos em que as condições do edital estão definidas há menos de um ano e não surgiram licitantes ou propostas válidas.

Segundo a Seinfra, já houve duas licitações para as embarcações, todas desertas. A primeira delas foi publicada em 2023. No mês de novembro do ano seguinte, foi aberta uma nova licitação. A pasta rebate informações de que houve atraso e destaca que, na verdade, nenhuma empresa se apresentou como interessada.

Inicialmente, o edital previa a chegada das embarcações no primeiro semestre de 2025. Os novos ferries deveriam ter até 8 anos de construção ou operação ou até 11.520h de funcionamento. A capacidade mínima exigida era de 1.200 passageiros e de 160 veículos, e o valor máximo definido era de R$ 54 milhões por lote.

Atualmente, o sistema ferry-boat opera com sete embarcações, a média de idade delas é de 28 anos. Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Anna Nery e Ivete Sangalo funcionam há mais de 15 anos. Já os ferries Pinheiro, Rio Paraguaçu e Maria Bethânia estão em alto-mar há mais de 40 anos, de acordo com informações da Internacional Travessias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS