Presidente da Câmara ressaltou o papel histórico da Associação Comercial da Bahia no desenvolvimento da sociedade
Um momento de transição importante para o setor produtivo do estado. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), definiu a posse de Isabela Suarez na presidência da Associação Comercial da Bahia (ACB), na noite de segunda-feira (28), na sede da entidade, no Comércio. Isabela Suarez ficará à frente da ACB no biênio 2025- 2027.
Para Muniz, Isabela será uma liderança segura e um avanço para a modernização da ACB e o fortalecimento do diálogo com o poder público. “Esse setor produtivo pode ter certeza da competência de Isabela Suarez, porque, por onde passou, comprovou essa competência”, disse Muniz, desejando sucesso à nova presidente, que é a segunda mulher a liderar a mais antiga entidade empresarial do Brasil.
O presidente do Legislativo Municipal salientou ainda que é fundamental o apoio e a dedicação dos quadros técnicos e colaboradores da nova gestão, que precisam estar alinhados com as metas propostas, rumo à excelência da entidade: “A Associação Comercial da Bahia está em boas mãos e, com certeza, será bem representada. Espero que as pessoas que estejam próximas a ela ajudem a fazer um bom trabalho”.
A ampliação do diálogo da ACB com o poder público está entre os principais compromissos assumidos por Isabela Suarez, que propõe uma interlocução ativa com gestores estaduais e municipais, como comentou Muniz, acreditando que a relação vai contribuir para avanços institucionais, beneficiando toda a sociedade e não só o setor produtivo.
“Espero que o poder público entenda isso, faça o mais rápido possível, e não se incomode com as cobranças para beneficiar não só a ACB, mas toda a Bahia”, pontuou.
Na avaliação do presidente da Câmara, o poder público precisa realmente estar aberto ao diálogo e entender que a participação da sociedade civil é fundamental para o fortalecimento da democracia. “Por isso, o papel da ACB como entidade representativa deve ser reconhecido e valorizado por todos”, completou.
PDDU
Ainda na cerimônia de posse de Isabela Suarez, Muniz comentou que a Casa Legislativa Municipal terá um grande protagonismo nos próximos dias, com a chegada do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que será enviado pelo Executivo Municipal. De acordo com ele, não só o setor empresarial, mas toda a sociedade de Salvador será ouvida em todos os debates que ocorrerem.
“Pode ter certeza que o povo de Salvador será ouvido em todas as audiências públicas que houver. No mínimo, teremos 20 audiências públicas. São dez audiências públicas nas prefeituras-bairro e dez audiências que serão indicadas pelos vereadores”, explicou.
------------------------------
Téo Senna prestigia posse
da nova presidente da ACB
Vereador parabeniza Isabela Suarez e destaca papel estratégico da entidade para o desenvolvimento de Salvador
O vereador Téo Senna (PSDB) participou, na noite de segunda-feira (28), da cerimônia de posse de Isabela Suarez como nova presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), realizada na sede da entidade, no bairro do Comércio. Suarez é a segunda mulher a assumir o comando da instituição em seus 214 anos de história.
Durante o evento, que reuniu representantes do empresariado, da política e de diversas instituições da sociedade baiana, o vereador parabenizou a nova diretoria pelo compromisso com o fortalecimento do ambiente de negócios em Salvador.
“A ACB tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado, por isso estou certo de que Isabela Suarez fará uma gestão marcada pelo diálogo e pela valorização do empresariado”, afirmou.
Senna também destacou a importância da presença feminina na liderança do setor e elogiou o perfil inovador e comprometido da nova gestora. Por sua vez, a nova presidente afirmou que uma de suas prioridades será valorizar o patrimônio histórico da entidade e ampliar a participação da ACB nos debates sobre os rumos da economia baiana.
Para o vereador, essa disposição em dialogar com diferentes setores da sociedade fortalece o papel da instituição como ponte entre o poder público e o setor produtivo. “A presença da ACB nos grandes temas da cidade é essencial para que avancemos em desenvolvimento com responsabilidade social”, pontuou.
------------------------------
Jorge Araújo quer distribuição
gratuita de sensores de glicose
Projeto do vereador contempla pacientes de 4 a 12 anos matriculados na rede pública municipal
Com o objetivo de promover mais qualidade de vida e segurança às crianças com diabetes, o vereador Jorge Araújo (PP) apresentou o Projeto de Lei nº 122/2025, que institui a distribuição gratuita de sensores medidores contínuos de glicose pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 4 a 12 anos matriculadas na rede pública de ensino do município de Salvador.
A proposta visa beneficiar alunos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1, que requerem acompanhamento frequente da taxa de glicose para evitar complicações graves, como crises de hipoglicemia e hiperglicemia.
Como explica o vereador, o uso contínuo desses sensores oferece monitoramento em tempo real, maior autonomia e segurança para os pequenos, além de alívio para pais e responsáveis.
“O projeto não apenas contribui para a saúde das crianças, mas também para sua permanência na escola, reduzindo a evasão escolar e permitindo que elas tenham um desenvolvimento mais pleno e seguro”, destacou o vereador Jorge Araújo.
De acordo com o projeto, o fornecimento dos sensores será feito mediante prescrição médica, com comprovação da necessidade por profissionais da rede municipal de saúde. A gestão e fiscalização da iniciativa ficarão a cargo das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
A proposta, que segue em tramitação na Câmara Municipal de Salvador, teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.
------------------------------
Sílvio Humberto se manifesta
sobre impactos do “tarifaço”
Vereador revela preocupação com perda de postos de emprego na Bahia
O vereador Sílvio Humberto (PSB) manifestou preocupação com o anúncio do “tarifaço” imposto pelo governo dos Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump. A medida tem gerado reações diversas e impactos já sentidos na economia brasileira, com previsões alarmantes para diversos setores.
Para Sílvio, a iniciativa de Trump, classificada pelo economista Paul Kruegman como “maligna e megalomaníaca”, atinge em cheio o Brasil, o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos. As estimativas indicam prejuízos em torno de US$ 5,8 bilhões para a agroindústria, com destaque para o setor de suco de laranja.
O vereador manifestou preocupação também com relação aos impactos ao emprego, área em que a projeção é de uma redução de 100 mil postos de trabalho em todo o país, sendo 10 mil apenas na Bahia. A Superintendência de Estudos Econômicos do Governo do Estado da Bahia calcula um prejuízo de aproximadamente US$ 1,8 bilhão para o estado, como sinalizou Sílvio.
Como Sílvio Humberto ressaltou, caso a medida seja mantida, a recuperação desse cenário não será imediata. “A desconstrução é sempre mais rápida que a reconstrução, especialmente quando envolve confiança”, afirma. “Comércio é reciprocidade e previsibilidade, algo raro em tempos de 'faça a América grande novamente’”, comentou.
As justificativas econômicas apresentadas pelo governo norte-americano são consideradas frágeis pelo vereador. “Não há uma relação comercial desfavorável dos Estados Unidos com o Brasil; os números falam justamente o contrário”, pontuou, acrescentando que a crescente pressão sobre o Brasil, que inclui a retirada de vistos diplomáticos de ministros do Supremo Tribunal Federal, configura um precedente inédito e preocupante na relação.
Tabuleiro geopolítico
Para o vereador, a aproximação das eleições para a presidência do Brasil elevou a temperatura do tabuleiro geopolítico. “Estamos diante de um jogo de xadrez e cada lance precisa ser calculado. Não há espaço para desatinos em termos de interesses econômicos e geopolíticos que estão em jogo”, declarou.
O vereador Sílvio Humberto destacou positivamente a atuação do presidente Lula em defesa da soberania nacional, especialmente em um cenário onde minerais estratégicos, como as terras raras – das quais o Brasil possui a segunda maior reserva do mundo –, estão na mira internacional.
O vereador concluiu conclamando a sociedade brasileira à defesa da soberania nacional: “Brasileiros, mexam-se em defesa da soberania nacional. Estamos juntos, mas não misturados. Nossas desigualdades abissais mostram o quanto ainda temos que caminhar”.
------------------------------
Feira de Artesanato Trilha das Artes
retorna ao Centro de Cultura da CMS
Mostra reúne trabalhos manuais, itens gastronômicos e peças sustentáveis de diversos artesãos até 1º de agosto
O foyer do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (CMS) recebe, até a próxima sexta-feira (1º), a Feira de Artesanato Trilha das Artes, com trabalhos manuais que vão de objetos de decoração à gastronomia.
A Feira Trilha das Artes reúne diversos expositores que apresentam uma variedade de produtos artesanais e peças feitas a partir de materiais recicláveis. O objetivo da mostra é divulgar e fortalecer o projeto independente de economia solidária “Trilha das Artes”.
“Aqui, o público vai encontrar peças ricas em detalhes, muitas feitas à mão, mas também produtos gastronômicos e itens para presentear os pais. Apareçam e prestigiem o trabalho dos artesãos da nossa cidade que fazem a economia solidária acontecer”, convidou Tania Regina Menezes, uma das mobilizadoras do projet
Serviço
O Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, está localizado na Praça Thomé de Souza, s/n, no Centro (subsolo da Prefeitura de Salvador, ao lado do Elevador Lacerda). E funciona de segunda a quinta-feira, entre 9h e 12h, e 13h às 16h; às sextas, das 9h às 14h.

.png)
